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O stock shot é da responsabilidade do realizador ou do guionista?
Torre Eiffel

O STOCK SHOT é da res­pon­sa­bi­li­dade do rea­li­za­dor ou do gui­o­nista? — Rogério

Rogé­rio, o stock shot é um plano de ima­gem, com­prado ou gra­vado pre­vi­a­mente, inse­rido num filme para lhe acres­cen­tar algum tipo de valor de produção.

Por exem­plo, para mos­trar que uma deter­mi­nada cena se passa em Paris pode­mos intro­du­zir antes dela um stock shot da Torre Eif­fel, com­prado num arquivo de ima­gens. Isto faz-​​se, obvi­a­mente, por ques­tões de orça­mento ou sim­pli­fi­ca­ção da pro­du­ção. Como tal é um recurso mais usado em tele­vi­são ou em fil­mes de baixo orçamento.

Mui­tas vezes, em tele­vi­são, usam-​​se tam­bém stock shots gra­va­dos pela pró­pria equipa para tor­nar mais óbvia uma pas­sa­gem de tempo ou aju­dar a defi­nir o local de acção.

Por exem­plo, numa série pas­sada numa zona de praia a pro­du­ção pode­ria des­ta­car uma segunda equipa de roda­gem durante alguns dias para gra­var cenas típi­cas de praia, pes­ca­do­res, mer­ca­dos, vida urbana, etc. Estas cenas fica­riam em arquivo e seriam depois “sal­pi­ca­das” pela série para ir acres­cen­tando um pouco de cor local aos epi­só­dios mai­o­ri­ta­ri­a­mente gra­va­dos em estú­dio ou numa cidade cenográfica.

Na maior parte das vezes o stock shot é acres­cen­tado na fase de edi­ção, por deci­são do rea­li­za­dor ou mon­ta­dor. Pode tam­bém entrar já no guião pela mão de um script edi­tor – um revi­sor de guiões, pro­fis­si­o­nal que tem como tarefa rever e uni­for­mi­zar guiões escri­tos por dife­ren­tes autores.

Rara­mente o stock shot é uma pre­o­cu­pa­ção do gui­o­nista, a não ser que este esteja incluído numa equipa de escrita que já tenha regras ou hábi­tos bem defi­ni­dos para esse tipo de referências.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

7 comentários… add one

  • luís "berni" ferreira 15/10/2013, 20:21

    Fico com uma dúvida: os planos gravados pelas equipas secundárias são sempre considerados stock shots?

    • João Nunes 16/10/2013, 16:45

      Não. Muitas vezes eles são planeados tão cuidadosamente e intencionalmente quanto os da equipa principal. Nesse caso não se enquadram nesta definição. Por exemplo, é muito comum a 2ª equipa filmar cenas e planos em que não entram actores. Mas estas cenas podem ser essenciais para a estória, e são tratadas como tal.

      • luís "berni" ferreira 16/10/2013, 19:46

        ok. obrigado, João

  • Rogério Amorim 31/10/2013, 18:40

    Boa noite
    Quando um personagem sai da sala para a cozinha, é suposto fazer dois cabeçalhos com números de cenas diferentes: Sala/Cozinha. Para que o realizador perceba que estamos na mesma casa, não há um nome técnico para isso?
    Obrigado!

  • Patricia Bernal 31/10/2013, 18:43

    Olá João Nunes, minha primeira vez aqui no site. Estou adorando! Sou jornalista e iniciando a carreira como video-maker, produtora e diretora. Achei muito interesse essa informação dos stock shot…eu moro na Irlanda…me diga, há alguma forma de eu vender esse material para quem não tem orçamento para vir até aqui gravar cenas – não só Irlanda, penso em nível Europa. Você indica algum caminho? Enfim, sempre bom saber como gerar novas rendas para financiar meus projetos. Obrigada!

    • João Nunes 11/11/2013, 17:44

      OLá Patrícia, partindo do princípio que o material que produz tem a qualidade técnica necessária, penso que o primeiro que deve fazer é informar-se junto de sites como Shutterstock e iStockphoto sobre as suas políticas de aceitação de material.

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