Slugline, um novo software para escrever um guião

Na semana passada publiquei um artigo com primeira parte de um tutorial sobre a sintaxe de escrita de guiões em texto simples Fountain. Nele fazia uma referência às opções de programas para usar com esta sintaxe.

O artigo já ficou desatualizado.

No fim da mesma semana um dos criadores dessa linguagem, Stu Maschwitz, lançou um aplicativo para Mac dedicado especificamente a escrever um guião em Fountain.

Chama-se Slugline e é excelente.

O programa tem uma implementação praticamente perfeita da linguagem Fountain. Tudo o que eu tinha imaginado que um programa destes poderia ter está em Slugline.

Como funciona o Slugline

Conforme escrevemos o texto do guião, respeitando as dez regras de formatação que explico no tutorial acima mencionado, Slugline reconhece-as e formata a página corretamente.

Por exemplo, na sintaxe Fountain o elemento Personagem é definido como uma linha de texto escrita em maiúsculas e seguida imediatamente por uma linha de Diálogo ou de Parênteses.

Se escrevermos uma linha que respeite esta regra, Slugline reconhece instantaneamente que se trata de um nome de Personagem e formata-a como tal.

Dessa forma, o que num editor de texto "vulgar" apareceria apenas como

JOÃO
(gritando)
Está alguém em casa?

MARIA (O.S.)
Aqui em cima.

no Slugline é imediatamente visualizado como

  imagem 1 slugline

Melhor ainda, se começarmos a escrever a linha seguinte com um "J" ele já nos propõe alternativas, incluindo o nome "JOÃO", que entretanto memorizou. Basta seleccionar essa opção e ele introduz a nova linha de personagem.

No final da escrita Slugline permite-nos imprimir o guião ou exporta-lo para PDF. Permite ainda, numa colaboração ativa com o outro criador de Fountain, John August, enviar o ficheiro para o seu programa Highland, onde pode ser exportado para o formato Final Draft.

imagem 2 slugline

Tudo isto, recordo, com um ficheiro de texto simples, leve, estável, e que pode ser lido e editado em qualquer editor de texto, em qualquer plataforma ou sistema operativo.

Atualização: Este vídeo dos criadores de Slugline demonstra na prática o que tentei explicar acima.

Welcome to Slugline from Slugline on Vimeo.

Conclusão

Slugline tem muitas outras opções que ainda estou a explorar, como um outline interativo, notas, sinopses das cenas, etc. É um programa simples, eficiente e bonito.

Mais importante ainda, parece ser suficientemente estável para poder ser usado num trabalho profissional.

Fiquei tão convencido que converti o guião que estou a escrever neste momento (no Final Draft) para o formato Fountain e vou terminá-lo no Slugline.

É claro que o Final Draft tem muitas opções que o Slugline ainda não tem – como a numeração de cenas – e outras que provavelmente nunca terá – como o bloqueio de páginas ou o modo de revisão.

Mas para a primeira parte do processo de escrever um guião – a parte de "escrever" – Slugline parece ser uma opção quase perfeita.

Pode conhecer melhor o Slugline aqui ou comprá-lo na AppStore da Apple

Estes artigos talvez lhe interessem

3 comentários

  • Felipe Petrucelli 26/04/2013   Deixe uma resposta a →

    Será que irá demorar muito uma versão para o Windows? Lógico que vc não tem como responder isto, estou apenas especulando….rsrs

    • João Nunes 26/04/2013   Deixe uma resposta a →

      Para ser sincero, acho pouco provável que venha a haver versão Windows. Estes pequenos editores de software normalmente não investem em duas versões diferentes. Acho mais provável que algum outro pequeno editor, especializado no Windows, pegue na ideia e faça um software semelhante para essa plataforma. Mas não há como prever.

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: