≡ Menu
WriterDuet - novo software de escrita online
janela WriterDuet

Wri­ter­Duet é um novo soft­ware de escrita aces­sí­vel online atra­vés do seu brow­ser. Está a ser pro­posto como a forma mais prá­tica de escre­ver um guião a meias com outro autor, via web, mas na rea­li­dade é muito mais do que isso.

Numa pri­meira aná­lise Wri­ter­Duet apa­renta ser um exce­lente pro­grama de escrita de guiões para qual­quer pes­soa que tenha acesso per­ma­nente à net.

O seu inter­face é sim­ples e intui­tivo, usando a mesma téc­nica de for­ma­ta­ção que a mai­o­ria dos softwa­res con­gé­ne­res  usam – a com­bi­na­ção das teclas de “tab” e “pará­grafo” para mudar entre os dife­ren­tes ele­men­tos do texto, como Cabe­ça­lhos, Per­so­na­gens, Diá­lo­gos, etc.

janela WriterDuet

Mas Wri­ter­Duet não se fica por aí. Tem opções sofis­ti­ca­das como os diá­lo­gos para­le­los, notas, um outline por car­tões (coluna da esquerda) que per­mite rear­ran­jar inte­rac­ti­va­mente as cenas do guião, por arrasto, página de título edi­tá­vel, opção de nume­ra­ção das cenas, etc.

Pode­mos ter vários guiões em curso simul­ta­ne­a­mente e escrevê-​​los coo­pe­ra­ti­va­mente com auto­res dife­ren­tes. O pro­grama inclui um sis­tema de chat que per­mite tro­car impres­sões ao mesmo tempo que se edita um guião. Ainda não tive opor­tu­ni­dade de expe­ri­men­tar esta opção mas a sua imple­men­ta­ção parece-​​me ser extre­ma­mente prá­tica e fiável.

Wri­ter­Duet per­mite impor­tar guiões escri­tos nou­tros pro­gra­mas, o que pode ser muito útil na fase de revi­são de um guião já escrito e que esteja em pré-​​produção. Con­sigo ima­gi­nar diver­sos cená­rios em que uma apli­ca­ção como esta me teria pou­pado muito tempo e tro­cas de emails.

Melhor ainda, Wri­ter­Duet tem exce­len­tes opções de expor­ta­ção nos for­ma­tos mais con­ve­ni­en­tes e uti­li­za­dos: PDF, Final­Draft, CeltX e até Foun­tain. Isso garante-​​nos que, acon­teça o que acon­te­cer a esta apli­ca­ção web, pode­re­mos sem­pre ficar com cópias dos nos­sos guiões.

Se tiver­mos em aten­ção que tudo isto nos é ofe­re­cido gra­tui­ta­mente, medi­ante uma sim­ples e ins­tan­tâ­nea ins­cri­ção no site, não há como não gos­tar de Wri­ter­Duet. Se par­ti­lhar desta opi­nião, por favor con­si­dere a pos­si­bi­li­dade de aju­dar o autor par­ti­ci­pando no seu Kicks­tar­ter.

Uma nota obri­ga­tó­ria: este artigo é base­ado numa aná­lise pre­li­mi­nar do pro­grama. Não tive ainda opor­tu­ni­dade de o tes­tar num tra­ba­lho real e, quando o fizer, pro­va­vel­mente come­ça­rei com um pro­jecto pes­soal, de pequena escala como uma curta metra­gem, e fazendo mui­tos bac­kups pelo cami­nho. Por favor pro­ceda tam­bém com todas as cau­te­las e não me culpe se alguma coisa cor­rer mal.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

0 comentários… add one

Deixe o seu comentário