WriterDuet – novo software de escrita online

WriterDuet é um novo software de escrita acessível online através do seu browser. Está a ser proposto como a forma mais prática de escrever um guião a meias com outro autor, via web, mas na realidade é muito mais do que isso.

Numa primeira análise WriterDuet aparenta ser um excelente programa de escrita de guiões para qualquer pessoa que tenha acesso permanente à net.

O seu interface é simples e intuitivo, usando a mesma técnica de formatação que a maioria dos softwares congéneres  usam – a combinação das teclas de “tab” e “parágrafo” para mudar entre os diferentes elementos do texto, como Cabeçalhos, Personagens, Diálogos, etc.

janela WriterDuet

Mas WriterDuet não se fica por aí. Tem opções sofisticadas como os diálogos paralelos, notas, um outline por cartões (coluna da esquerda) que permite rearranjar interactivamente as cenas do guião, por arrasto, página de título editável, opção de numeração das cenas, etc.

Podemos ter vários guiões em curso simultaneamente e escrevê-los cooperativamente com autores diferentes. O programa inclui um sistema de chat que permite trocar impressões ao mesmo tempo que se edita um guião. Ainda não tive oportunidade de experimentar esta opção mas a sua implementação parece-me ser extremamente prática e fiável.

WriterDuet permite importar guiões escritos noutros programas, o que pode ser muito útil na fase de revisão de um guião já escrito e que esteja em pré-produção. Consigo imaginar diversos cenários em que uma aplicação como esta me teria poupado muito tempo e trocas de emails.

Melhor ainda, WriterDuet tem excelentes opções de exportação nos formatos mais convenientes e utilizados: PDF, FinalDraft, CeltX e até Fountain. Isso garante-nos que, aconteça o que acontecer a esta aplicação web, poderemos sempre ficar com cópias dos nossos guiões.

Se tivermos em atenção que tudo isto nos é oferecido gratuitamente, mediante uma simples e instantânea inscrição no site, não há como não gostar de WriterDuet. Se partilhar desta opinião, por favor considere a possibilidade de ajudar o autor participando no seu Kickstarter.

Uma nota obrigatória: este artigo é baseado numa análise preliminar do programa. Não tive ainda oportunidade de o testar num trabalho real e, quando o fizer, provavelmente começarei com um projecto pessoal, de pequena escala como uma curta metragem, e fazendo muitos backups pelo caminho. Por favor proceda também com todas as cautelas e não me culpe se alguma coisa correr mal.

Estes artigos talvez lhe interessem