Abriu o Concurso de Apoio à Escrita de Argumentos para Longas Metragens de Ficção

Foram ontem publicados os calendários dos programas de apoio financeiro do ICA Instituto do Cinema e Audiovisual para 2013. Destes o que mais interessa aos argumentistas residentes em Portugal é o Concurso de Apoio à Escrita de Longas Metragens de Ficção.

Este ano serão apoiados cinco argumentos com o valor de 10.000 euros cada. É um valor que se mantém imutável há muitos anos, mas é melhor assim do que nada.

Infelizmente não vai ser ainda este ano que vai haver apoio à escrita de primeiros argumentos, como a APAD – Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos tem vindo a requerer ao ICA.

O prazo de candidatura termina no dia 10 de Abril, o que dá aos argumentistas dois meses para preparar as suas propostas. É tempo mais do que suficiente.

Consulte aqui o documento do ICA e aqui as regras para as candidaturas dos argumentistas.

Será necessário preparar os seguintes documentos:

  1. Formulário de candidatura; 
  2. Sinopse, até 1.500 carateres;
  3. Declaração de intenções do requerente sobre o tema e abordagem propostas, sua importância e originalidade e sobre a sua viabilidade enquanto projeto cinematográfico (máximo 5.000 carateres); 
  4. Caracterização das personagens; 
  5. Três cenas dialogadas e interligadas; 
  6. Contratos celebrados com o eventual autor da obra preexistente e entre o argumentista e o produtor, quando seja este o requerente, em conformidade com o disposto no Código do Direito de Autor e Direitos Conexos; 
  7. Currículo do argumentista; 
  8. Currículo do produtor, tal como consta do Registo das Empresas Cinematográficas; 
  9. Certidões comprovativas da regularidade da situação do requerente perante a administração fiscal e segurança social.

O ponto 6 só é necessário caso se trate de obra adaptada de obra preexistente, ou a candidatura seja feita através de um produtor. Quanto ao ponto 8, currículo do podutor, só é necessário nesse segundo caso.

Não se atrase; comece hoje mesmo a preparar os seus documentos. 10 de Abril parece longe mas o tempo passa a correr.

Estes artigos talvez lhe interessem

2 comentários

  • Oi, João, tudo bem? Por acaso você sabe me responder se esse concurso só é válido para os residentes e/ou nascidos em Portugal?
    Muito obrigado, e parabéns pelo ótimo blog, que eu sempre acompanho. Um abraço.

    • João Nunes 02/02/2013   Deixe uma resposta a →

      Acho que é apenas para residentes, independentemente de serem nascidos ou não. Como tem de apresentar certificados das finanças e da segurança social, não os conseguirá de outra forma. Mas o melhor é consultar os regulamentos.

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: