≡ Menu
Sete coisas coisas que pode fazer para ajudar o blogue joaonunes.com
screenshot joaonunes.com

Há alguns anos atrás publi­quei um artigo com um título seme­lhante a este, e o mesmo tema: o que os lei­to­res gene­ro­sos podem fazer para aju­dar o blo­gue joa​o​nu​nes​.com a che­gar a cada vez mais poten­ci­ais interessados.

Desde então a pai­sa­gem sem­pre em movi­mento da inter­net mudou con­si­de­ra­vel­mente. Che­gou pois a altura de atu­a­li­zar estas dicas para os novos tempos.

Veja então como pode, se tiver essa von­tade, aju­dar a divul­gar o blogue:

  1. Visite com frequên­cia – esta é óbvia e não pre­ciso de me desen­vol­ver sobre ela.
  2. Assine o feed RSS do site – e receba no seu lei­tor de RSS (Goo­gle Rea­der, por exem­plo) os arti­gos à medida que vão sendo publicados.
  3. Deixe comen­tá­rios aos arti­gos – isto é muito impor­tante. Os algo­rit­mos de pes­quisa do Goo­gle ava­liam a ati­vi­dade dos lei­to­res de um blo­gue. Se é muito par­ti­ci­pado fica mais fácil de ser encon­trado por outros.
  4. Assine a lista de email – é grá­tis e passa a rece­ber um email sema­nal com links para os novos arti­gos. Se qui­ser aju­dar ainda mais, divul­gue a lista de email junto dos seus conhe­ci­dos. Uma van­ta­gem adi­ci­o­nal: sem­pre que lan­çar algum mate­rial novo, como o eBook de Rees­crita os assi­nan­tes atu­ais serão os pri­mei­ros a recebê-​​lo.
  5. Par­ti­lhe os seus arti­gos favo­ri­tos nas redes soci­ais – todos os arti­gos têm no fim os botõe­zi­nhos para par­ti­lhar nas prin­ci­pais redes: Face­book, Twit­ter e Goo­gle+. Share the love…
  6. Link arti­gos do seu blo­gue – se tam­bém tem um blo­gue com temá­tica rela­ci­o­nada (escrita, cinema, cri­a­ti­vi­dade…) faça liga­ções para os seus arti­gos favo­ri­tos. A Rede chama-​​se assim por alguma razão.
  7. Deixe per­gun­tas e suges­tões – as per­gun­tas dos lei­to­res têm ins­pi­rado mui­tos arti­gos da sec­ção “Per­gun­tas & Res­pos­tas”. Se têm uma dúvida de gui­o­nismo que ainda não tenha sido res­pon­dida aí, não hesite em deixá-​​la no for­mu­lá­rio na coluna da direita desta página. E suges­tões para melho­rar o site são sem­pre bem vindas.

No artigo ori­gi­nal refe­ria ainda outras duas for­mas de aju­dar, um pouco mais mate­ri­a­lis­tas: se qui­ser fazer com­pras na Ama­zon UK, comece a sua visita atra­vés de um dos links que eu coloco no blo­gue, mesmo que seja para com­prar outra coisa. Dessa forma recebo uma minús­cula comis­são sobre as suas com­pras, sem qual­quer pre­juízo ou acrés­cimo para si.

A outra suges­tão era meio jocosa: se qui­ser lan­çar o novo filme do Spi­el­berg aqui no blo­gue, estou dis­posto a nego­ciar valo­res. Como disse, meio jocosa. Mas só meio…

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

6 comentários… add one

  • Manuel Morgado 25/02/2013, 11:28

    Presente! E (quase) cumprindo à risca estas recomendações. Continue por aqui que eu farei o mesmo. Um abraço.

    • João Nunes 25/02/2013, 11:59

      Obrigado! Isso é que é levar à letra o artigo :)

  • Mike Santos 25/02/2013, 16:23

    O mínimo que posso fazer é precisamente recomendar a amigos e colegas este belíssimo “sitio”. Já agora uma sugestão, por vezes escrevo material e é muito difícil ter opiniões ou sugestões… Enfim, escrever é um processo muito isolado. Fará sentido um forum em que se possam trocar impressões sobre ideias e argumentos? Caro João Nunes envio-lhe aqui do seixal um forte abraço.

    • João Nunes 25/02/2013, 16:32

      Obrigado por essas palavras simpáticas. Agradeço a divulgação.
      Quanto ao Forum, já pensei várias vezes nisso. Tecnicamente nem seria complicado, sei exatamente o que precisaria fazer. A minha dúvida é se a “militância” dos leitores do blogue será suficiente para o manter. Um forum só tem sentido se tiver um mínimo de actividade, sem a qual seca e more rapidamente. Não me apetecia nada começar um forum para ter de o fechar uns tempos depois. Enfim, acho que só terei a reposta se um dia me resolver mesmo a lançá-lo.

  • Elias zampirão 15/06/2013, 13:42

    caro joão, como dizia a sinha quiteria – antes tarde do que nunca-
    digo resolvi postar no blogue porque surgiu uma ideia meio de maluco, mas que pode dar certo. em vez de um fórum, porque não produzirmos um roteiro baseado nos comentarios- isto é cada comentarista depois de se cadastrar no bloque escrevia uma pagina do roteiro , e o assunto seria posto em votação digo tema!
    afinal seria talvez o primeiro roteiro feito por varias opiniões!
    pense m nisso – afinal não haveria diretores famosos sem as ideias dos roteiristas.
    por isso que defendo que todo diretor teria que ao menos uma vez escrever um roteiro e vice versa.
    obrigado pela atenção, desculpem as imposições, mas se queremos o melhor temos que começar por nós!

    • João Nunes 17/06/2013, 9:57

      É uma boa ideia que você avança aqui, Elias. Pode vir a ser uma futura iniciativa do site, mas tenho primeiro de resolver algumas questões práticas que têm a ver com as autorizações para publicação dos comentários.

Deixe o seu comentário