≡ Menu

O milagre dos pequenos passos

pequenos passos destaque

É um pouco tarde para estar a falar de reso­lu­ções de ano novo, agora que todos nós já que­brá­mos pelo menos uma parte das que fizemos.

Mas gos­tava de par­ti­lhar con­sigo uma coisa que a vida me ensi­nou: os peque­nos pas­sos que damos numa deter­mi­nada direc­ção acumulam-​​se e, quase sem dar­mos por isso, depressa se trans­for­mam em cami­nho percorrido.

Se pen­sar­mos na com­ple­xi­dade de uma tarefa ou pro­jeto, somos mui­tas vezes ten­ta­dos a desis­tir mesmo antes de começar.

Mas se, em vez de pen­sar­mos na meta, nos focar­mos ape­nas na pri­meira tarefa, naquilo que pode­mos fazer de ime­di­ato, as coi­sas mudam de figura.

Nor­mal­mente des­co­bri­mos que essa tarefa afi­nal está ao nosso alcance. E depois de a con­cluir­mos per­ce­be­mos que a seguinte tam­bém; e a que se lhe segue, por aí adiante.

Até que, de repente, a meta está à vista.

É esse o mila­gre dos peque­nos passos.

Aplicando os pequenos passos à escrita

Um guião tem, em média, 90100 pági­nas. Vamos acer­tar em 90; os pro­du­to­res gos­tam disso.

Por outro lado, uma página de guião tem o aspecto que se pode ver na ima­gem seguinte, reti­rada do guião do filme 12 Anos Escravo.

Pagina de guiao imagem

Como pode ver, esta página tem 45 linhas, mui­tas delas bem cur­tas, e muito espaço branco. Não parece com­pli­cada de escre­ver, pois não?

E real­mente não é.

Se sou­ber o que quer dizer e tiver um domí­nio mínimo da téc­nica de escrita, uma hora chega per­fei­ta­mente para ter­mi­nar uma página. Uma hora – o tempo de ver um epi­só­dio antigo de Bre­a­king Bad ou da nova tem­po­rada de Game of Thro­nes.

O que quer dizer que, se con­se­guir reser­var para si uma hora por dia, em três meses terá 90 pági­nas escri­tas. Ou seja, terá com­ple­tado a pri­meira ver­são de um guião.

Um guião por tri­mes­tre. Será 2014 o ano em que você vai escre­ver qua­tro guiões?

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

2 comentários… add one

  • Sejam Felizes 22/01/2014, 22:02

    Sim!
    2014 é o ano perfeito para escrever 4 guiões.

  • Pedro Ribeiro 01/02/2014, 12:32

    Escrever 4 guiões num ano, eu consigo, sem qualquer dúvida… o problema João, é reescrever 4 guiões num ano :)

    Se existe coisa que aprendi com a experiência de ter escrito um guião, é que dá muito mais trabalho reescrevê-lo que escrevê-lo, eu diria que escrever é prazer e reescrever é dor, porém, quando se acaba e se tem um produto final que lemos e relemos e estamos ALGO satisfeitos… vale a pena a dor!

    Até agora só me aconteceu uma vez, e foi na tal curta-metragem acabada há pouco tempo. No guião que lhe apresentei ano passado no concurso, ainda não atingi esse patamar, talvez nunca o atingirei mas a curta não existiria sem essa longa travessia de aprendizagem.

    Em conclusão, o meu objectivo para este ano é apenas conseguir ficar novamente satisfeito ao reler um guião meu reescrito uma semana antes… depois claro, se o conseguir, reler dois e assim por diante…

    Cpts.

Leave a Comment

Informe-me de novos comentários por email

LIVRO GRÁTIS Um Guião em 30 Dias