Uma revisão do ano de 2014

Em janeiro o blogue vai comemorar 10 anos de existência. São já 1366 artigos publicados, 2882 comentários de leitores (sem contar com 64.556 de spam) e 1.056.274 visualizações (sim, mais de um milhão, e só desde que comecei a controlar essa estatística). Para mim, estes números são um motivo de orgulho e de motivação.

Alguns números do ano

Desde janeiro de 2014 publiquei 70 artigos, o que dá uma média de 1,3 por semana. Tive 148.329 visualizações de 60.133 visitantes e recebi 94 comentários de leitores.

Os países onde o blogue foi mais lido no último ano são o Brasil e Portugal, quase empatados, seguidos dos Estados Unidos, Angola, Moçambique, Reino Unido e Cabo Verde. A presença em força dos países lusófonos é uma alegria, a de dois anglófonos uma grata surpresa (que agradeço aos nossos emigrantes).

Os artigos mais populares

O mais curioso da atividade de 2014 é que os cinco artigos mais lidos foram todos publicados em anos anteriores:

Dos artigos originais publicados em 2014, os mais lidos foram os seguintes:

  • Baixe legalmente 77 guiões de cinema

  • Pedro Varela: é assim que eu escrevo

  • Os doze princípios da animação

  • Como escrever uma cena

  • Isto confirma que o blogue constitui um arquivo de referência de material sempre útil, e é um incentivo para que em 2015 eu publique mais artigos de profundidade e entrevistas.

    Gostaria de destacar o artigo mais recente que publiquei, que me é muito grato: o Manifesto do Guionista.

    Tu não és gui­o­nista por­que alguém te deu um diploma, ou um passe, ou auto­ri­za­ção para o ser. És gui­o­nista por­que tens o cora­ção e a cabeça cheios de estó­rias, e não tens outra alter­na­tiva senão contá-las.

    É um pequeno texto que espero nos possa inspirar a todos durante o ano de 2015 que agora se avizinha. Publiquei-o para recordar a mim próprio as verdadeiras razões porque escrevo. Se quiser acrescentar mais algumas, os comentários estão à sua disposição.

    A newsletter

    Este foi também o ano em que a minha lista de email ultrapassou os 2.000 assinantes, o que me impede efectivamente de fazer o envio automático semanal. Isso implicaria um custo adicional que o blogue, que não tem rendimentos próprios, não pode suportar. Como tal o envio da newsletter tem sido muito irregular, situação que tentarei normalizar durante o próximo ano.

    Uma solução para essa normalização seria um patrocínio publicitário. Se tiver interesse em publicitar algum produto, serviço ou evento relacionado com cinema ou escrita, por favor contacte-me para ver as condições.

    Os subscritores actuais podem ficar descansados – isto só vai acontecer se encontrar um patrocinador adequado (leia-se, útil e relevante); e terão sempre a possibilidade de deixar a lista se essa solução não lhes agradar.

    Agradecimentos especiais

    Quero terminar com três agradecimentos especiais.

    Em primeiro lugar, a todos os leitores e visitantes do blogue. São vocês a sua razão de ser, e a vossa fidelidade mostra-me que estou no bom caminho. Como agora se diz no Facebook, “Obrigado por ter contribuído para este ano”.

    Agradeço especialmente ao Berni Ferreira, Pedro Ribeiro, Rogério Amorim, Rosa e Felipe Petrucelli, que são os leitores que mais têm enriquecido o blogue com os seus comentários e reflexões. Espero continuar a contar com a vossa presença e generosidade.

    Finalmente, agradeço também aos sites Roteiro de Cinema, Dicas de Roteiro, Curso de Cinema , A Vontade de Regresso e Rede Nave por continuarem a remeter novos leitores para o blogue.

    Ficam os meus votos de que 2015 seja um grande ano para todos nós. Pela minha parte prometo que vou continuar por aqui.

    Estes artigos talvez lhe interessem

    3 comentários

    • Rafael Santos 31/12/2014   Deixe uma resposta a →

      Bom ano, João. É sempre um prazer visitar este site. Aprecio especialmente os artigos sobre técnicas de escrita, sempre cheio de dicas válidas. Continuação de bom trabalho.
      PS: Para quando o regresso do Fre­ne­si­De­Es­crita? Foi uma bela iniciativa em 2013, uma que desejaria que se repetisse.
      Abraço e feliz 2015!

      • Obrigado, Rafael. Um bom ano para ti também. Quanto ao Frenesi, o problema é que estou em falha com os vencedores da 1ª edição – ainda não lhes dei o prémio prometido :( Não quero organizar outro sem resolver primeiro isso. Mas como vou ter que o fazer muito em breve, talvez 2015 seja o ano para um novo Frenesi…

    • Berni Ferreira 03/02/2015   Deixe uma resposta a →

      Apesar de ficar sensibilizado, eu é que tenho de agradecer o espírito generoso e persistente com que o João vai construindo este blog (que se mantém numa forma muito recomendável) e a atenção com que trata os seus leitores. Continuo a achar que este é um excelente recurso para quem deseja aprender guionismo e envolver-se nesse mundo.

      Um abraço e continuação de um bom trabalho!

    Deixe a sua opinião ou comentário: