Mês das Perguntas: Porque razão os guiões das sitcoms são maiores?

Noto que nas sitcoms americanas, numa grade de 30′ e com o tempo de arte em torno de 22′, os guiões todos ultrapassam as 40 laudas, alguns chegam quase a 50. Na hora em que eu for apresentar o guião do episódio piloto, qual o máximo de laudas que poderei escrever? Tenho que me manter dentro dessa margem de vinte e poucas, ou posso também passar de 40, já que cada lauda tem a minutagem calculada em torno de 1’ a 1,5’? — Wallace

Wallace, compreendo a sua confusão, mas ela tem origem na sua última afirmação, que não está totalmente correcta.

Se é verdade que num guião de cinema podemos, em traços muito gerais, fazer a correspondência de 1 página=1 minuto de filme, isso já não acontece nas sitcoms, onde essa correspondência é mais próxima de 2 páginas = 1 minuto.

A diferença vem dos formatos usados para para a escrita das sitcoms, que não é o mesmo que o usado nos guiões de cinema.

As diferenças são múltiplas. Por exemplo, num guião de sitcom os cabeçalhos são sublinhados e a acção é escrita toda em maiúsculas. Mas a característica que mais afecta a contagem das páginas é a forma como são formatados os diálogos: têm o dobro de espaço entre linhas do que é usado nos guiões de cinema.

Veja esta página de um guião da 1ª temporada de Friends. É visível como os diálogos ocupam mais espaço que num guião tradicional. A justificação para isso é que o espaço extra facilita a legibilidade dos diálogos.

Uma página de "Friends"-

Uma página de “Friends”-

Como, ainda por cima, as sitcoms caracterizam-se exactamente por serem essencialmente movidas a diálogo, o espaço duplo entre linhas acaba por exigir praticamente o dobro de páginas que um guião de cinema ocupa para o mesmo tempo.

Note, no entanto, que fora da América, este formato de sitcom nem sempre é usado. Tem pois alguma flexibilidade na hora de escolher a forma de apresentar o seu guião piloto. O mais importante é adequar o número de páginas ao formato que escolher. Se optar pelo da sitcom, pode passar das 40 páginas; se usar o tradicional, deverá ficar-se pelas vinte e poucas.

Pode consultar alguns episódios de sitcoms clássicas como Frasier aqui, ou como o Friends aqui.

Qual é a sua pergunta?

Deixe aqui a sua pergunta para o Mês das Perguntas. Se for interessante, útil para outros leitores e nunca tiver sido respondida neste site, tentarei fazê-lo agora.






Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário: