Mês das Perguntas: Quanto vale a estatueta do Oscar?

A estatueta do Oscar tem valor financeiro? Quanto? Por quanto consigo vender um roteiro? Quantos porcento consigo ganhar após o filme ser lançado? — Flávio

Caro Flávio, desculpe a secura da minha resposta, mas as suas perguntas demonstram que ainda está numa fase muito incipiente do seu progresso como roteirista.

Está preocupado demais com os resultados do sucesso, e de menos em como consegui-lo. Mas como alguém mais sábio do que eu disse: “O único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.

Por isso só lhe posso dar um conselho: nesta fase da sua carreira tem de preocupar-se é em aprender tudo o que puder sobre como se escreve um bom roteiro.

Não é complicado, mas é trabalhoso e demora tempo.

A receita é esta: tem de ver muitos filmes, de todos os géneros e estilos; tem de ler muitos guiões, e ler com a intenção de os estudar; tem também de estudar tudo o que conseguir encontrar, em livros ou em sites; e, sobretudo, tem de escrever muito – praticar a sua técnica e a sua arte sem parar.

Quando souber e conseguir escrever um bom roteiro, o resto virá naturalmente – vai conseguir vendê-lo, tanto mais caro quanto melhor ele for; vai arranjar encomendas e construir uma carreira; vai poder negociar porcentagens e condições; e, quem sabe, até terá a sua estatueta para vender no eBay.

Mas, nessa altura, se chegar aí, duvido muito que o queira fazer.

Qual é a sua pergunta?

Deixe aqui a sua pergunta para o Mês das Perguntas. Se for interessante, útil para outros leitores e nunca tiver sido respondida neste site, tentarei fazê-lo agora.






Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário: