Storybuilder – o quadro de cortiça virtual da Amazon

A Amazon tem uma área de negócio, o Amazon Studios, que se dedica ao desenvolvimento e produção de guiões. Nunca lhe dei muita atenção porque, tal como outros guionistas, achei que tinha alguns aspectos muito questionáveis.

Aparentemente os Amazon Studios têm vindo a melhorar alguns desses aspectos, mas depois de três anos de funcionamento ainda têm muito pouco para mostrar, o que reforça a minha convicção de que é uma iniciativa condenada a falhar.

Isso não impede que possamos aproveitar algumas coisas interessantes que proponham. É o caso do Amazon Storybuilder, uma espécie de quadro de cortiça virtual a que acedemos através do browser, a partir de qualquer computador. Para isso tem de estar registado na Amazon e fazer o seu login, mas essa é a única limitação.

amazon storybuilder imagem

Se já usou ou pensou usar um quadro de cortiça para planear uma estória, experimente então este novo recurso. Nele poderá afixar “cartões”, imagens, notas, e, dessa forma, estruturar as cenas e sequências do seu guião. Pode ser, por exemplo, uma maneira muito prática de aplicar as técnicas que Blake Snider preconiza nos seus livros de guionismo da série Save the Cat.

Não me vou alongar sobre o funcionamento do Storybuilder, pois é bastante intuitivo e simples. Não tem muitas opções, o que é normalmente uma vantagem, e reage com muita rapidez e fluidez.

Não tem opções de exportação mas a qualquer momento pode imprimir o seu projecto, em forma de escaleta, para uma impressora ou um pdf.

Pode ser um parceiro interessante para o software online WriterDuet, de que falei aqui há pouco tempo. Talvez esse duo dinâmico seja o que estava a precisar para começar aquele guião que vai escrever em 2014.

Estes artigos talvez lhe interessem