≡ Menu

Storybuilder - o quadro de cortiça virtual da Amazon

amazon storybuilder imagem

A Ama­zon tem uma área de negó­cio, o Ama­zon Stu­dios, que se dedica ao desen­vol­vi­mento e pro­du­ção de guiões. Nunca lhe dei muita aten­ção por­que, tal como outros gui­o­nis­tas, achei que tinha alguns aspec­tos muito questionáveis.

Apa­ren­te­mente os Ama­zon Stu­dios têm vindo a melho­rar alguns des­ses aspec­tos, mas depois de três anos de fun­ci­o­na­mento ainda têm muito pouco para mos­trar, o que reforça a minha con­vic­ção de que é uma ini­ci­a­tiva con­de­nada a falhar.

Isso não impede que pos­sa­mos apro­vei­tar algu­mas coi­sas inte­res­san­tes que pro­po­nham. É o caso do Ama­zon Story­buil­der, uma espé­cie de qua­dro de cor­tiça vir­tual a que ace­de­mos atra­vés do brow­ser, a par­tir de qual­quer com­pu­ta­dor. Para isso tem de estar regis­tado na Ama­zon e fazer o seu login, mas essa é a única limitação.

amazon storybuilder imagem

Se já usou ou pen­sou usar um qua­dro de cor­tiça para pla­near uma estó­ria, expe­ri­mente então este novo recurso. Nele poderá afi­xar “car­tões”, ima­gens, notas, e, dessa forma, estru­tu­rar as cenas e sequên­cias do seu guião. Pode ser, por exem­plo, uma maneira muito prá­tica de apli­car as téc­ni­cas que Blake Sni­der pre­co­niza nos seus livros de gui­o­nismo da série Save the Cat.

Não me vou alon­gar sobre o fun­ci­o­na­mento do Story­buil­der, pois é bas­tante intui­tivo e sim­ples. Não tem mui­tas opções, o que é nor­mal­mente uma van­ta­gem, e reage com muita rapi­dez e fluidez.

Não tem opções de expor­ta­ção mas a qual­quer momento pode impri­mir o seu pro­jecto, em forma de esca­leta, para uma impres­sora ou um pdf.

Pode ser um par­ceiro inte­res­sante para o soft­ware online Wri­ter­Duet, de que falei aqui há pouco tempo. Tal­vez esse duo dinâ­mico seja o que estava a pre­ci­sar para come­çar aquele guião que vai escre­ver em 2014.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

1 comentário… add one

  • William Florencio 04/01/2014, 15:10

    Simplesmente perfeito.
    O dia que lançarem um client para android eu vou ficar muito contente!

Leave a Comment

Informe-me de novos comentários por email

LIVRO GRÁTIS Um Guião em 30 Dias