James Cameron

Dez TED Talks que vale a pena ver

Os TED: Talks são conferências realizadas em várias partes do mundo, em que algumas das pessoas mais interessantes do nosso tempo falam sobre aquilo que as torna interessantes: o seu trabalho, as suas paixões e sonhos, as suas experiências de vida, o que as faz mexer e avançar. O lema dos TED: Talks é “Ideias que vale a pena divulgar”, e a sua realidade está à altura desse tema.

Já falei aqui sobre alguns dos TED Talks relacionados com os temas que me interessam mais. Por exemplo, este do James Cameron, ou este do Andrew Stanton.

Curiosamente, ambos fazem parte de uma lista de dez TED: Talks importantes sobre a arte do cinema e guionismo, compilada pelo site ScreenCraft.

Vale a pena vê-los todos, pela primeira vez ou em reprise. Se os procurar mesmo no site do TED pode vê-los com legendas e até com transcrições dos textos completos, em português (entre muitas outras línguas). É um manancial de ideias que demora muito tempo a explorar.

Um aviso: o site é um pouco como aquele vórtex em que o Tom Cruise mergulha no trailer do mais recente Missão Impossível: se saltarmos lá para dentro de pés juntos de certeza que vai ser muito difícil voltar de novo à superfície.

Deixo-vos com uma ideia de um dos meus TED: Talks favoritos, já referido acima, em que James Cameron fala da curiosidade como força motriz da arte e da ciência.

“Há jovens realizadores que se chegam a mim e dizem “Dê-me um conselho para fazer isto”. E eu respondo “Não se limitem a vocês mesmos. Outras pessoas fá-lo-ão por vocês – mas não o façam vocês, não apostem contra vocês próprios, e corram riscos.” – James Cameron

“Não se limitem a vocês mesmos”. Não podem haver palavras mais inspiradoras do que estas.

Estes artigos talvez lhe interessem

Um comentário

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: