Festival Guiões entra no segundo ano

Os grandes sucessos do cinema normalmente têm sequelas. O Festival Guiões não vai ser excessão: os resultados positivos do ano passado levaram a organização a realizar uma nova edição do Guiões – Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa.

Para participar basta escrever e submeter um guião com duração igual ou superior a 50 páginas A4, em Língua Portuguesa. Para submeter a sua candidatura pode consultar toda a informação na secção de Candidaturas do site do Festival.

Veja como os organizadores descrevem o conceito do Festival Guiões:

O GUIÕES nasce para ajudar a resolver três problemas:

1. Os baixos índices de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.
2. A dificuldade que talentosos guionistas de Língua Portuguesa encontram para conseguir chegar a agentes, produtores, realizadores e investidores.
3. As queixas que agentes, produtores, realizadores e investidores fazem da dificuldade em arranjar guiões com potencial, quando normalmente eles próprios não aceitam/lêem submissões de guiões não solicitados.

Posto isto, é principal objectivo do GUIÕES estabelecer-se como um essencial ponto de contacto entre os guionistas de Língua Portuguesa e os agentes, produtores, realizadores e investidores que poderão dar sequência ao material criado.

Ao mesmo tempo, o GUIÕES pretende ser uma alavanca para incrementar os níveis qualitativos de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.

Funcionando como uma espécie de barómetro para o futuro da criação cinematográfica em Língua Portuguesa, através do julgamento qualitativo de todos os guiões submetidos – independentemente do nome do autor correspondente ou do género abordado – e através da elaboração de uma rede de parceiros que se permitam à descoberta de novo material, o GUIÕES pretende marcar um virar de página no processo de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.

O GUIÕES só privilegiará duas coisas: o talento do autor e a qualidade do guião.

O resto é conversa.

Este ano o Guiões tem o atractivo adicional de ter o meu amigo Pedro Varela no júri, o que é mais uma prova, se outra fosse precisa, da idoneidade e seriedade da iniciativa.

Para saber mais sobre o Festival Guiões 2015 leia a página do Regulamento ou consulte as Perguntas Frequentes.

Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário: