Últimos dias para se inscrever no workshop de Adaptação Criativa.

O Festival Guiões, no âmbito da sua programação para este ano, que culminará em Novembro, está neste momento a organizar um workshop de escrita de guião dedicado à Adaptação Criativa.

A oficina irá começar já na próxima semana, mas ainda há lugares disponíveis. Por isso, se tem curiosidade sobre o processo de adaptação de um guião, continue a ler.

Por favor tenha em consideração que todas as inscrições ou pedidos de informação devem ser enviados para a organização através dos contactos indicados mais abaixo.

Informação da organização.

15 – 17 – 22 – 25 de Março 2016, 19:00 – 22:00 (pós-laboral)

Local: Hotel D. Carlos Park, Sala Rainha Dona Amélia (Lisboa, Portugal)

Preço: 95 EUR / pessoa (IVA incluído)

Conteúdo do curso:

A partir da seleção de notícias e/ou personagens de jornais e revistas os participantes da Oficina irão desenvolver uma historia que dará origem a um roteiro de curta-metragem.

Após a escolha do fato ou personagem da vida real previamente selecionada para a Oficina, se guiará o participante através de exercícios de escrita – relacionados ao processo criativo da adaptação, criação de personagens e estrutura – desde a ideia embrionária até um roteiro adaptado de curta-metragem.

Dia 1. Adaptação.

Recursos práticos para transformar realidade em ficção.

Conflito. Género e tom.

Prática durante o encontro: Seleção da historia que será adaptada durante a Oficina.

Dia 2. Personagem.

Como converter uma pessoa da vida real em um personagem original.

Estudo de personagens através dos géneros cinematográficos em curtas, filmes e series de TV.

Prática para próximo encontro: Desenvolver as personagens da história escolhida e seus objetivos dentro da historia.

Dia 3. Estrutura.

Análise dos personagens criados/adaptados pelos participantes.

Como estruturar a história a partir do conflito e as personagens.

A divisão em atos. Escaleta.

Prática durante o encontro: Escrever a sinopse da curta dividida em três atos.

Para o próximo encontro: Escrever escaleta da curta.

Dia 4. Roteiro.

Como se constrói uma cena. Os três atos e o turning point da cena. Diálogo e Voz em OFF.

Como encarar a reescrita de um roteiro?

Escrita VS Reescrita.

Prática durante o encontro: Exercícios de escrita relativos ao diálogo.

JOSEFINA TROTTA (Argentina, 1972)

Estudou roteiro de cinema & televisão na Universidade da Califórnia, Los Angeles e desde 2014 trabalha como roteirista profissional na Argentina e no Brasil. Foi bolsista da Fundación Carolina (Programa Ibermedia) no Curso de Desenvolvimento de Projetos Iberoamericanos 2005, participou da Script & Doc Clinic (Berlinale 2007) e em 2013 foi selecionada para participar do Laboratório Novas Histórias – Programa SESC/SENAC de Desenvolvimento de Roteiros. É autora e roteirista do filme “El día trajo la oscuridad”, ganhador do prêmio Opera Prima 2010-INCAA e Melhor Longa-metragem Work in Progress (Festival de Mar del Plata 2012, Argentina). Como roteirista de TV trabalhou na adaptação das sitcoms “Married with Children”, “Bewitched” e “Aquí no hay quién viva” para Telefé Producciones (Argentina), foi roteirista da série de comédia “Embarcados a Europa” (ganhadora do Edital Séries Prime Time, Incaa TV 2012) e da série de ficção científica “3%” (Premio FicTV, Brasil). Recentemente escreveu o curta-metragem “Ano Branco” de Luiz Roque Filho, artista participante da 9ªBienal do Mercosul e foi roteirista da série “Destino Salvador” (O2 Filmes – HBO). Atualmente trabalha nas adaptações cinematográficas do livro “A luz do Índico” de Francisco José Viegas para o diretor Marcelo Machado e “O livro dos Prazeres” de Clarice Lispector para a diretora Marcela Lordy, e está escrevendo um roteiro original para Cao Hamburger.

Para solicitar mais informações sobre esta oficina ou para fazer a sua inscrição, por favor contactar a equipa organizadora.

Mais informações em www.guioes.com/oficinas ou https://www.facebook.com/festivalguioes

Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário: