O Festival Guiões 2016 já está no ar

O Festival Guiões, principal evento dedicado exclusivamente à escrita para cinema e audiovisual em língua portuguesa, chega à sua sua terceira edição em 2016.

Este ano vai trazer tudo o que o caracterizou nos anos anteriores – a Competição Oficial, abertura e diversidade das candidaturas, júris de qualidade, actividades paralelas e prémios tentadores – e juntar-lhe algumas novidades: a inclusão da opção de Feedback às obras candidatas à Competição Oficial e também a criação de uma nova competição paralela: a PT Co-Prod.

Uma das principais novidades é o serviço opcional de Feedback, pelo valor fixo de $60: uma análise profissional ao guião/roteiro candidato, que poderá servir para identificação dos pontos fortes e principais lacunas do trabalho submetido. Este serviço adicional, que consiste num levantamento de ideias e comentários sobre a narrativa, personagens e estrutura para ajudar a aperfeiçoar o guião/roteiro em causa, é completamente independente da Competição e não a influencia em nada.

Na competição paralela PT Co-Prod as produtoras de Língua Portuguesa com projectos de longa-metragem em desenvolvimento que procurem co-produtores nos vários países de Língua Portuguesa poderão submeter o respectivo guião para análise. Cinco desses projectos serão seleccionados e terão um destaque especial no Dia da Indústria que será também pela primeira vez promovido durante o Festival Guiões 2016.

Entretanto, a lista de pémios não para de crescer. Para já, o Grande Vencedor da Competição Oficial receberá:

  • Consultoria profissional de roteiro com a Coelho Voador;
  • Destaque especial na Rodada de Negócios do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre 2017;

Os três principais vencedores da Competição Oficial receberão:

  • Serviço de Script Doctoring patrocinado por Bill Labonia, o Roteirista Empreendedor;
  • Listagem gratuita de 1 guião/roteiro na base de dados InkTip Script Listing: o local onde produtores e representantes poderão encontrar o vosso material. InkTip: Where everyone goes for scripts and writers. Producers have made more than 200 films from scripts and writers they found through InkTip;
  • Subscrição de 1 ano ISA Connect – International Screenwriters Association;
  • Curso Online de Escrita Criativa com Pedro Chagas Freitas;
  • Cópia do livro The Art of Script Editing, de Karol Griffiths (patrocinado pela Kamera Books / Creative Essentials)

Todos os dez finalistas da Competição Oficial receberão:

  • Cópia digital do livro Roteirista Empreendedor, de Bill Labonia;
  • Subscrição gratuita da aplicação TOPDOX.
  • Subscrição de 6 meses ISA Connect – International Screenwriters Association (1 ano os 3 principais vencedores);

Quem quiser mais informações sobre o Festival Guiões 2016 deve consultar o regulamento.

Importante: para quem se inscrever até 14 de Fevereiro haverá uma taxa de inscrição reduzida de $20, que depois disso duplicará para $40. Por isso, se tem um guião/roteiro escrito em Língua Portuguesa, e gostaria de lhe dar divulgação junto da indústria, não se atrase: o Festival Guiões 2016 espera por si.

Estes artigos talvez lhe interessem

2 comentários

  • L. Torres 31/03/2016   Deixe uma resposta a →

    Olá. Gostaria de saber se ja teve oportunidade de ler o livro de João de Mancelos “MANUAL DE GUIONISMO” e qual a sua opinião. Obrigado desde já.
    L. Torres

    • Infelizmente ainda não tive acesso a esse livro, pois nunca o encontrei disponível numa livraria. Agora que mo recordou, talvez o vá procurar numa loja online.

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: