Blade Runner

Grandes Diálogos: Lágrimas na Chuva

EXT. NO SEGUNDO TELHADO (A SEGUIR)

Deckard está a olhar para Batty.

Batty está parcialmente dobrado, congelado numa posição não natural, como se tivesse estado a contorcer-se e tivesse parado a meio de uma contorção. Devolve a Deckard um olhar cheio de vida e intensidade.

Ficam assim a olhar um para o outro em silêncio por um longo tempo, comunicando apenas com os olhos... sem expressão. Finalmente Batty quebra o silêncio.

BATTY

Eu vi coisas...

(pausa longa)

vi coisas que vocês não acreditariam... Naves de combate em fogo ao largo de Orion brilhantes como magnésio... Naveguei nos porões traseiros de um blinker e vi raios-c brilharem no escuro junto à Porta de Tanhauser.

(pausa)

todos esses momentos... serão perdidos.

Batti prende os olhos de Deckard como um hipnotista.

CORTA PARA:

Depois de ter apresentado a nova curta metragem de promoção da muito aguardada sequela para o filme Blade Runner, Blade Runner:2049, achei que calhava bem recordar o curto monólogo que o replicante Batty diz antes de morrer, no clímax desse clássico da ficção científica mundial.

A cena teve várias versões. O texto do guião original, escrito por Hampton Fancher e David Peoples, é relativamente diferente do que apareceu nas telas, embora com o mesmo sentido geral. Foi essa versão que traduzi acima. Há ainda, pelo menos, uma terceira versão, que não menciona a Porta de Tanhauser, e que aparece num documentário produzido sobre o filme.

A cena que se pode ver no filme (ver mais abaixo) foi parcialmente reescrita pelo ator Rutger Hauer, que aparentemente a interpretou nas filmagens sem informar o realizador. Foi nessa versão que, conforme revelado posteriormente, surgiu a frase Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva, uma das mais famosas do cinema americano.

Em minha opinião o texto que ficou na edição final é melhor do que a versão inicialmente escrita, o que mostra uma vez mais como o cinema é uma arte coletiva, que atinge o seu esplendor com a contribuição de muitas partes.

Materiais relacionados

O guião original

Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: