Conheça o meu novo livro “Como Escrever um Argumento de Cinema”

Começo a semana com uma notícia que me deixa muito feliz: já está disponível na Amazon o meu livro Como Escrever um Argumento de Cinema: Dicas para a Escrita do Guião – Roteiro de um Filme.

Como escrever um argumento de cinema

É um manual em formato e-book Kindle, que nasceu a partir de livros e artigos publicados inicialmente aqui no blogue. Esses textos foram revistos, melhorados e aumentados com novos conteúdos, e foi tudo combinado numa única obra de consulta fácil.

Como Escrever um Argumento de Cinema: Dicas para a Escrita do Guião Roteiro de um Filme” é uma introdução à escrita para cinema e audiovisual, que inclui as noções básicas de dramaturgia, conselhos práticos sobre a escrita do guião, e toda uma secção dedicada à reescrita.

Espero com esta publicação na Amazon chegar a um novo público, mais alargado do que o do blogue, de estudantes, entusiastas de escrita audiovisual, e curiosos sobre o cinema em geral. Não há muitos livros sobre este tema publicados em língua portuguesa, e penso que este tem alguma coisa a acrescentar.

Para comprar o livro é apenas necessário estar inscrito em qualquer loja Amazon, um processo simples e rápido que se completa em poucos passos. O valor varia um pouco em função das flutuações dos câmbios, mas é muito acessível. A minha preocupação é chegar ao maior número possível de pessoas.

Para o ler não é preciso ter o tablet da Kindle; basta instalar um aplicativo de leitura do Kindle, de que existem versões para todas as plataformas: Mac e Windows, iPhone e Android, etc. Pode até ser lido dentro dos próprios browsers, como o Chrome, o Safari ou o Firefox.

Um pedido especial

Se decidir comprar “Como Escrever um Argumento de Cinema: Dicas para a Escrita do Guião – Roteiro de um Filme“, o que desde já lhe agradeço, peço apenas que dê mais um pequeno passo: deixe uma crítica e/ou avaliação na loja da Amazon em que o comprar.

As críticas e avaliações dos leitores são das ferramentas mais úteis e valorizadas para promover um livro junto de novos potenciais leitores. Se for uma avaliação positiva, tanto melhor, mas não me atrevo a pedir tanto.

Resumo do livro – da loja Amazon

Como Escrever um Argumento de Cinema” é uma introdução à escrita para cinema, televisão e audiovisual em geral.

Tem uma ideia que gostaria de ver transformada num filme? O primeiro passo é escrever o argumento desse filme, também chamado de guião ou roteiro de cinema. Mas para isso precisa ter as noções básicas de dramaturgia, desenvolvimento de tramas narrativas, criação de personagens e escrita de cenas e diálogos.

Como Escrever um Argumento de Cinema” é uma primeira abordagem a todos estes temas, leve e fácil de entender, escrita por um argumentista profissional com mais de 3500 páginas de roteiros produzidas em seis longas-metragens, vários telefilmes e dezenas de episódios de séries televisivas.

Como Escrever um Argumento de Cinema” começa com um Plano de Trabalho que, se respeitado, lhe permitirá chegar ao fim do seu guião em apenas 30 dias. Inclui ainda as dicas mais importantes para abordar os desafios da escrita do roteiro, e termina com uma abordagem ao processo de reescrita que sempre deve existir antes da apresentação pública de um argumento de cinema.

O essencial deste pequeno mas bem recheado livro nasceu da interação do autor, João Nunes, com os leitores do seu blogue http://joaonunes.com, onde há mais de doze anos publica sobre temas relacionados com a escrita audiovisual e o cinema.

Gostava de saber a sua opinião

Caso tenha comprado o livro, apreciaria muito ter também a sua opinião aqui no blogue. Não substitui um comentário/avaliação oficial na Amazon, mas seria importante.

Estou especialmente atento a comentários que detectem erros ou imprecisões, ou com sugestões para futuras alterações e melhoramentos.

Estes artigos talvez lhe interessem

Um comentário

  • Olá João. Gostava muito de comprar o livro mas na amazon diz que não está disponível para compra e só deixa fazer download do sample…

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: