Perguntas & Respostas: Como apresentar um spot publicitário?

Quais são os passos fundamentais para organização de um spot publicitário visual? – Omar

Viva Omar, parto do princípio de que a ideia do spot já está definida.

Nesse caso essa ideia é normalmente apresentada numa de três formas:

Script (guião) – um texto descritivo do filme, normalmente com uma página ou pouco mais, em que descrevemos tudo o que acontece no spot, incluindo as ações dos personagens, a presença do produto, diálogos, locução comercial, legendas e cartelas de texto, e a mensagem/imagem final do produto/marca (a que se costuma chamar o packshot). Como qualquer guião, deve ser escrito no presente e na terceira pessoa (Exemplo: o carro aparece na curva).

Script + moodboard – o script descrito antes, mais uma colagem de imagens fotográficas que dão uma ideia do estilo, ambiente e personagens do spot.

Script + storyboard – o script já mencionado, acompanhado por uma sequência de imagens que contam passo a passo a estória do spot. Estas imagens podem ser fotográficas, se as conseguirmos encontrar com as características adequadas, ou então serem desenhadas por um artista especializado; um ilustrador que tem boas noções da linguagem do cinema e consegue traduzir o script em linguagem visual.

Em alguns casos especiais, em que se justifica o investimento adicional, a agência de publicidade pode ainda produzir outras peças de apresentação: por exemplo, um animatic, que é uma animação das imagens do storyboard, já com a duração correta do spot, música, locuções, etc; ou um mood vídeo, que é uma montagem de fotografias e trechos de vídeo, animadas ao som de uma música, para dar uma ideia do estilo e ambiente que o spot deverá ter.

O script é sempre indispensável; as restantes opções destinam-se a ajudar a visualizar melhor o resultado final que se pretende.

Estes artigos talvez lhe interessem

Um comentário

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: