Perguntas & Respostas: como se escreve quando o plano fica escuro?

Como se escreve o final de uma cena em que o plano fica escuro? – Gonçalo

Olá Gonçalo, hoje em dia a tendência é usar nos guiões o mínimo possível de indicações de Transições, Planos ou outras indicações de realização ou montagem. Guarde-as para quando seja mesmo absolutamente indispensável.

Se precisa realmente de mostrar que no fim da cena esta deve terminar em negro, basta escrever:

[scrippet]FADE TO BLACK.[/scrippet]

ou

[scrippet]FADE OUT.[/scrippet]

ou

[scrippet]FADE A NEGRO.[/scrippet]

ou

[scrippet]PASSA A NEGRO.[/scrippet]

ou outra expressão equivalente.

Estas palavras devem ser formatadas como uma TRANSIÇÃO: escritas numa linha separada, alinhadas à direita da página, e em maiúsculas.

Se não quiser usar uma Transição, também pode dar esta indicação num parágrafo de Acção/Descrição no final da cena. Nesse caso poderá escrever uma frase deste género:

[scrippet]

A imagem vai ficando progressivamente mais escura até o ecrã ficar totalmente negro.

[/scrippet]

ou algo que seja igualmente claro e explicativo. Esta solução pode ser mais vantajosa se quiser dar outras indicações em simultâneo. Veja este exemplo:

[scrippet]

A imagem vai ficando progressivamente mais escura até o ecrã ficar totalmente negro. Ao mesmo tempo, começamos a ouvir o som de uma SIRENE DE UM CARRO DE POLÍCIA, que se torna cada vez mais insistente.

[/scrippet]

Termino com um exemplo retirado do guião do filme Passageiros escrito por Jon Spaihts.

[scrippet]

PORTA DAS INSTALAÇÕES DE HIBERNAÇÃO DA TRIPULAÇÃO

Jim espreita a tripulação adormecida através da janela da porta.

Jim passa o seu cartão de identificação pela fechadura da porta. ACESSO RECUSADO. Prime alguns números no teclado. ACESSO RECUSADO.

Jim abre a sua caixa de ferramentas, escolhe uma ferramenta e começa a remover a tampa do teclado.

FADE TO BLACK.

LEGENDA: TRÊS SEMANAS DEPOIS

[/scrippet]

NOTA: no exemplo acima, FADE TO BLACK deveria aparecer encostado à margem direita do texto. Infelizmente não consigo simular isso neste site.

Conclusão

Como referi no início, as Transições e indicações de realização e montagem devem ser usadas com moderação num guião original. Quando quisermos usá-las, o importante é o leitor perceber sem dúvidas o que vai ver no ecrã quando o filme for produzido.

Estes artigos talvez lhe interessem

2 comentários

  • Christian Souza 03/11/2018   Deixe uma resposta a →

    Olá, Sr. João Nunes. Me chamo Christian Souza, tenho 27 anos, sou do Rio de Janeiro – Brasil. Há tempos que acompanho o seu site, porém, nunca comentei em nenhuma publicação.
    Mas hoje resolvi fazê-lo. Esse é o mínimo que posso fazer, pois o Senhor , como poucos, utiliza parte do seu tempo para passar o seu vasto conhecimento sobre o assunto, e sem cobrar nada por isso.

    Este site com seus ensinamentos foi o meu norte, no maravilhoso mundo da escrita de roteiros. Sem ele, provavelmente eu estaria muito perdido. Talvez tivesse desistido de escrever. Mas com seus artigos, consegui entender, de maneira fácil, os aspectos mais importantes da escrita de roteiros.

    Inclusive estou pondo uma ideia no papel, algo que seria improvável tempos atrás.

    Saiba que ganhou mais um fã, um admirador do seu trabalho, que fiz questão de conhecer mais a fundo. Também indico o seu site para outros, que assim como eu, não sabiam por onde começar.

    Deixo aqui o meu muito obrigado. Por tudo. Que Deus continue lhe abençoando.

    • Viva Christian,

      muito obrigado pelas suas palavras gentis. Fico sinceramente comovido com elas, e inspirado para continuar a escrever e publicar novos artigos no blogue.

      Fico, sobretudo, muito feliz, por o ter motivado a escrever uma estória. Quem sabe um dia estarei sentado numa sala de cinema, maravilhado com um filme escrito por si, e o círculo ficará completo.

      Boas escritas,

      João Nunes

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: