joao_nunes_workshop

Vou dar um workshop de guionismo em Luanda

A produtora Nine Filmes, do meu querido amigo Cláudio Rafael, está a organizar um workshop de guionismo em Luanda com o tema “A ESCRITA DO GUIÃO DE CINEMA”, que eu terei o prazer de orientar.

A iniciativa tem o apoio do embrionário Clube de Criativos de Angola, sob a égide de outro grande amigo, o Rui Pombo.

É com grande satisfação que vou poder finalmente dar esta oficina, pois é um daqueles projectos que já acalentava há muito tempo mas que, por uma razão ou por outra, nunca se tinha concretizado.

O workshop irá decorrer no fim-de-semana de 26 e 27 de Maio de 2018, no Hotel Palmeiras, em Talatona, Luanda.

Infelizmente o workshop não será aqui, mas sim numa das excelentes salas do Hotel (Imagem: Courtesy of Luanda Nightlife)

No total serão doze horas a catorze horas intensas, com muita informação e bastante prática, partilhadas por pessoas com vários níveis de experiência e conhecimento nas áreas da escrita e do audiovisual.

Surpreendentemente, dos 20 lugares disponíveis, 16 ficaram logo reservados antes mesmo de eu ter oportunidade de escrever este artigo.

Se estiver interessado num dos lugares que ainda estão livres, veja as condições a seguir e contacte directamente a organização, através do e-mail indicado mais adiante.

Na pior das hipóteses, se já não houver vaga nestas datas, começaremos uma lista de espera para outro workshop de guionismo em Luanda, a realizar-se mais lá para a frente.

WORKSHOP DE GUIONISMO EM LUANDA: A ESCRITA DO GUIÃO DE CINEMA

Orientador: João Nunes é um autor, guionista e publicitário português, que já escreveu mais de 3.000 páginas de ficção audiovisual produzida, incluindo longas metragens (como A Selva ou O Cônsul de Bordéus), telefilmes, séries de televisão e curtas metragens. É membro fundador da Academia Portuguesa de Cinema, ex-presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, e criador do blogue de escrita de guião http://joaonunes.com. Actualmente é Director Criativo da agência de publicidade Executive Angola.

Data: dias 26 e 27 de Maio (Sábado e Domingo), das 09h00 às 18h00 (total de doze/catorze horas úteis).

Local: Hotel Palmeiras, em Talatona, Luanda.

Preço: 65.000,00 AOA para o workshop de 2 dias, valor que inclui dois coffee breaks por dia, estacionamento e wifi. O almoço não está incluído no valor. Não se trata de uma acção com fins lucrativos. Todo o valor pago é com a finalidade de custear o projecto. As contas estarão à disposição de quem quiser consultar.

Inscrição: Por e-mail para Orisa Vieira: orisa.vieira@nine-films.com

PROGRAMA

OBJECTIVOS

Em 4 módulos intensivos de três horas, organizados num fim-de-semana, os participantes aprenderão as noções básicas da escrita de um guião. Cada participante desenvolverá uma ideia original e terminará a oficina com uma pequena sinopse, comentada pelo orientador, ou uma cena escrita.

PRIMEIRO DIA

Módulo 1 – A IDEIA E OS PERSONAGENS

Descobrimos o que é um guião, como encontrar e avaliar uma boa ideia, e a fórmula do sucesso na escrita dramática. Estudamos o protagonista, o antagonista e os personagens secundários. Vemos como caracterizar personagens. Os participantes trabalham individualmente para encontrar uma ideia.

Módulo 2 – A ESTRUTURA E O ENREDO

Estudamos os modelos de estrutura, do clássico em três actos aos modelos alternativos. Analisamos os enredos principais e secundários, os plot points e as estratégias para manter a história em movimento. Descobrimos os desafios que se colocam ao guionista em cada um dos três actos, e as estratégias correctas para os superar. Descobrimos a diferença entre logline, storyline, sinopses, escaletas e tratamentos. Os participantes desenvolvem storylines com base nas ideias encontradas anteriormente.

SEGUNDO DIA

Módulo 3 – OS DESAFIOS DA ESCRITA

Falamos das características específicas da escrita para o audiovisual. Analisamos o formato próprio do guião e vemos como lidar com descrições e diálogos. Analisamos uma cena de um filme conhecido num guião. Descobrimos o que fazer e o que evitar na escrita das cenas, e as técnicas mais efectivas de escrita e rescrita.

Módulo 4 – PRÁTICA: ESCRITA DE UMA CENA OU SINOPSE

Cada participante escreverá uma cena dialogada, ou uma pequena sinopse de uma ideia sua, estando o orientador disponível para aconselhamento e sugestões.

Terminaremos com algumas noções sobre a importância da rescrita e como apresentar projectos.

Nota: É recomendado que os participantes tragam computadores portáteis, mas poderão usar outros meios de escrita tradicionais.

Estes artigos talvez lhe interessem

3 comentários

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: