Final Draft chega à versão 11 (e está em promoção)

O Final Draft, software de referência na indústria audiovisual, anunciou uma nova versão, com funcionalidades novas e outras melhoradas. Pode compará-lo com as versões anteriores aqui.

Para poio ao lançamento o Final Draft 11 vai estar em promoção até ao fim do mês de setembro, com os preços de $169.99 (em vez de $249.99) para a Pro Edition e de $99.99 (em vez de $129.99)para a Academic Edition.Quem tenha versões anteriores pode fazer a atualização por um preço ainda mais baixo.

Funções novas

  • Suporte de imagens – agora é possível introduzir imagens no guião, página de título ou no Beat Board™ para ajudar a visualizar a estória.

  • Marcação – é possível marcar e criar relatórios de quaisquer elementos da nossa estória (por exemplo, adereços, veículos, etc.). Essa função ajuda nas fases de orçamento e planeamento do filme.
  • Modo nocturno – é fácil mudar para um modo de visualização invertida, para quem prefira escrever com letras claras sobre um fundo escuro.
  • Modo de ditado (só no Mac) – agora é possível usar uma função nativa do Mac para ditar as palavras do guião, sem precisar teclar.
  • Suporte multi-línguas – o FD11 permite escrever em 96 línguas diferentes.

Funções melhoradas

  • Mapa de estória – é possível colocar imagens nos pontos estruturais da nossa estória.
  • Colaboração – permite editar o mesmo guião, em tempo real, com colaboradores de escrita à distância.
  • Beat Board – agora é possível arrastar imagens para os diversos momentos (beats) da nossa estória, arrastar conteúdos diversos de e para o guião sem perder a formatação, escolher cores próprias para os diferentes momentos, ver o Beat Board com mais detalhes e exportar para PDF.

Conclusão

Pessoalmente vou saltar esta versão 11: não tenho dado uso às funções que agora vão ser melhoradas, e as novas funções encontram-se mais completas e bem desenvolvidas noutros programas, como o Scrivener.

Mas para quem não tenha ainda o Final Draft, e queira investir no programa que muitos profissionais utilizam na relação com as produtoras, esta promoção pode ser a melhor oportunidade do ano.

Estes artigos talvez lhe interessem

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: