Bem vindo

O meu nome é João Nunes e sou um guionista, publicitário e autor português que divide a sua vida entre Brasil, Angola e Portugal.

Este blogue foi criado por mim em 2005. O seu tema é a escrita, principalmente de guiões (roteiros) para o cinema e audiovisual.

Com a acumulação de artigos sobre o tema tornou-se uma das referências em língua portuguesa, com centenas de visitas diárias. Se está interessado em escrever para cinema ou televisão, com certeza encontrará aqui algo que lhe interessa.

Sugiro que comece por explorar o Curso de Guião, ver a secção de Perguntas & Respostas ou dar uma vista de olhos nos Arquivos. A página de Recursos também costuma ser bastante popular.

Tento publicar pelo menos um artigo original por semana, mas nunca mais do que três ou quatro. Umas vezes são artigos técnicos mais extensos e ricos, outras apenas informações úteis, citações interessantes ou ligações para artigos e sites relevantes de outros autores.

A melhor maneira de acompanhar o blogue e saber sempre o que foi publicado é assinar a minha lista de email. Se quiser seguir-me no Twitter também ficará a par de todas as novidades no blogue, além de muitas outras referências a coisas que me interessam.

As normas da casa

A sua colaboração neste site é muito apreciada, seja através dos comentários aos artigos, envio de perguntas ou opiniões pelos formulários de contato, ou até a publicação de artigos originais.

Leio todos os comentários e mensagens, e tento responder-lhes sempre individualmente, dentro das limitações de tempo e disponibilidade. Às vezes pode demorar um pouco, mas normalmente consigo dar resposta.

Mas este site é uma extensão da minha vida para o mundo virtual da internet. Como tal está sujeito às mesmas normas que aplico no dia a dia, em minha casa.

Por exemplo, não admito nele linguagem vulgar ou obscena. Não é que eu nunca diga um palavrão; mas tento não o fazer em público, ou com pessoas que não conheço bem.

Da mesma forma, não aceito comentários desajustados, ofensivos ou que possam ser lesivos dos direitos de outras pessoas. Piadas ou afirmações racistas, xenófobas, homofóbicas, discriminatórias, etc., são obviamente eliminadas ou ignoradas.

Pense assim antes de escrever: se é uma coisa que você não diria na minha sala de estar, numa festa com os meus amigos, também não a escreva aqui. Com certeza não vai passar o meu crivo.

Envio de artigos para publicação

Se tem uma opinião ou informação interessante sobre algum dos temas deste blogue, e está interessado em publicá-la aqui, siga os seguintes critérios.

Conteúdo

O artigo deverá ser sobre um destes tópicos:

  • Escrita em geral
  • Guionismo
  • Cinema ou outros media

Os artigos deverão contribuir para o enriquecimento artístico, técnico ou profissional dos leitores do blogue.

Poderão ser aceites artigos de divulgação de eventos, serviços ou produtos (como cursos ou oficinas) desde que relacionados com estes tópicos.

Condições

  1. O artigo deve ser original e nunca ter sido publicado antes em qualquer media.
  2. O artigo não deve ser uma simples tradução ou adaptação de qualquer artigo já publicado, pelo autor ou por terceiros.
  3. Se o artigo se inspirar ou referir outro artigo já publicado este deve ser claramente indicado e referenciado, com os respetivos links. O mesmo se aplica a referências a outras obras já publicadas, que devem ser claramente identificadas.
  4. O artigo deve ter um mínimo de 500 e um máximo de 1000 palavras.
  5. O autor deve identificar-se claramente. Não serão publicados artigos de autores anónimos ou sob pseudónimo.
  6. O autor deve fornecer uma minibiografia de um parágrafo na qual pode incluir um link para o seu próprio site ou blogue.
  7. O artigo deve estar escrito em português e respeitar as normas e convenções. Não é obrigatório respeitar o acordo ortográfico, mas se não o fizer isso deve ser indicado.
  8. O artigo deve respeitar as Normas da Casa e estar escrito a pensar nas características da escrita de blogue: parágrafos não muito longos, linguagem simples e direta, uso de subtítulos, etc.
  9. Reservo-me o direito de editar o artigo para corrigir gralhas ou erros gramaticais, sem alterar o seu sentido. Se os erros forem muitos, o mais certo é não o publicar, porque…
  10. …finalmente, também me reservo o direito de não publicar qualquer artigo que não me agrade por algum motivo. Nesse caso, não terei de dar qualquer satisfação ou justificação quanto à minha decisão. Informarei sempre o autor sobre a publicação (ou não) do artigo. Se por acaso um seu artigo for rejeitado, por favor não insista. Terei as minhas razões, mas são só minhas.

Se depois de todas estas condições ainda estiver interessado envie-me um email com o seu artigo no corpo do email. Repito: não envie o artigo em anexo, mas dentro do próprio texto do email.

No corpo do email deve incluir ainda a sua minibiografia. Tentarei responder no mais curto período de tempo possível.

Se o seu artigo for publicado e merecer comentários de alguns leitores sinta-se à vontade para lhes responder, desde que respeitando as Normas da Casa.