≡ Menu
Sobre este blogue
joao_nunes_foto_2010

Bem vindo

O meu nome é João Nunes e sou um gui­o­nista, publi­ci­tá­rio e autor por­tu­guês que divide a sua vida entre Bra­sil, Angola e Portugal.

Este blo­gue foi cri­ado por mim em 2005. O seu tema é a escrita, prin­ci­pal­mente de guiões (rotei­ros) para o cinema e audiovisual.

Com a acu­mu­la­ção de arti­gos sobre o tema tornou-​​se uma das refe­rên­cias em lín­gua por­tu­guesa, com cen­te­nas de visi­tas diá­rias. Se está inte­res­sado em escre­ver para cinema ou tele­vi­são, com cer­teza encon­trará aqui algo que lhe interessa.

Sugiro que comece por explo­rar o Curso de Guião, ver a sec­ção de Per­gun­tas & Res­pos­tas ou dar uma vista de olhos nos Arqui­vos. A página de Recur­sos tam­bém cos­tuma ser bas­tante popular.

Tento publi­car pelo menos um artigo ori­gi­nal por semana, mas nunca mais do que três ou qua­tro. Umas vezes são arti­gos téc­ni­cos mais exten­sos e ricos, outras ape­nas infor­ma­ções úteis, cita­ções inte­res­san­tes ou liga­ções para arti­gos e sites rele­van­tes de outros autores.

A melhor maneira de acom­pa­nhar o blo­gue e saber sem­pre o que foi publi­cado é assi­nar a minha lista de email. Se qui­ser seguir-​​me no Twit­ter tam­bém ficará a par de todas as novi­da­des no blo­gue, além de mui­tas outras refe­rên­cias a coi­sas que me interessam.

As normas da casa

A sua cola­bo­ra­ção neste site é muito apre­ci­ada, seja atra­vés dos comen­tá­rios aos arti­gos, envio de per­gun­tas ou opi­niões pelos for­mu­lá­rios de con­tato, ou até a publi­ca­ção de arti­gos ori­gi­nais.

Leio todos os comen­tá­rios e men­sa­gens, e tento responder-​​lhes sem­pre indi­vi­du­al­mente, den­tro das limi­ta­ções de tempo e dis­po­ni­bi­li­dade. Às vezes pode demo­rar um pouco, mas nor­mal­mente con­sigo dar resposta.

Mas este site é uma exten­são da minha vida para o mundo vir­tual da inter­net. Como tal está sujeito às mes­mas nor­mas que aplico no dia a dia, em minha casa.

Por exem­plo, não admito nele lin­gua­gem vul­gar ou obs­cena. Não é que eu nunca diga um pala­vrão; mas tento não o fazer em público, ou com pes­soas que não conheço bem.

Da mesma forma, não aceito comen­tá­rios desa­jus­ta­dos, ofen­si­vos ou que pos­sam ser lesi­vos dos direi­tos de outras pes­soas. Pia­das ou afir­ma­ções racis­tas, xenó­fo­bas, homo­fó­bi­cas, dis­cri­mi­na­tó­rias, etc., são obvi­a­mente eli­mi­na­das ou ignoradas.

Pense assim antes de escre­ver: se é uma coisa que você não diria na minha sala de estar, numa festa com os meus ami­gos, tam­bém não a escreva aqui. Com cer­teza não vai pas­sar o meu crivo.

Envio de artigos para publicação

Se tem uma opi­nião ou infor­ma­ção inte­res­sante sobre algum dos temas deste blo­gue, e está inte­res­sado em publicá-​​la aqui, siga os seguin­tes critérios.

Conteúdo

O artigo deverá ser sobre um des­tes tópicos:

  • Escrita em geral
  • Gui­o­nismo
  • Cinema ou outros media

Os arti­gos deve­rão con­tri­buir para o enri­que­ci­mento artís­tico, téc­nico ou pro­fis­si­o­nal dos lei­to­res do blogue.

Pode­rão ser acei­tes arti­gos de divul­ga­ção de even­tos, ser­vi­ços ou pro­du­tos (como cur­sos ou ofi­ci­nas) desde que rela­ci­o­na­dos com estes tópicos.

Condições

  1. O artigo deve ser ori­gi­nal e nunca ter sido publi­cado antes em qual­quer media.
  2. O artigo não deve ser uma sim­ples tra­du­ção ou adap­ta­ção de qual­quer artigo já publi­cado, pelo autor ou por terceiros.
  3. Se o artigo se ins­pi­rar ou refe­rir outro artigo já publi­cado este deve ser cla­ra­mente indi­cado e refe­ren­ci­ado, com os res­pe­ti­vos links. O mesmo se aplica a refe­rên­cias a outras obras já publi­ca­das, que devem ser cla­ra­mente identificadas.
  4. O artigo deve ter um mínimo de 500 e um máximo de 1000 palavras.
  5. O autor deve identificar-​​se cla­ra­mente. Não serão publi­ca­dos arti­gos de auto­res anó­ni­mos ou sob pseudónimo.
  6. O autor deve for­ne­cer uma mini­bi­o­gra­fia de um pará­grafo na qual pode incluir um link para o seu pró­prio site ou blogue.
  7. O artigo deve estar escrito em por­tu­guês e res­pei­tar as nor­mas e con­ven­ções. Não é obri­ga­tó­rio res­pei­tar o acordo orto­grá­fico, mas se não o fizer isso deve ser indicado.
  8. O artigo deve res­pei­tar as Nor­mas da Casa e estar escrito a pen­sar nas carac­te­rís­ti­cas da escrita de blo­gue: pará­gra­fos não muito lon­gos, lin­gua­gem sim­ples e direta, uso de sub­tí­tu­los, etc.
  9. Reservo-​​me o direito de edi­tar o artigo para cor­ri­gir gra­lhas ou erros gra­ma­ti­cais, sem alte­rar o seu sen­tido. Se os erros forem mui­tos, o mais certo é não o publi­car, porque…
  10. …final­mente, tam­bém me reservo o direito de não publi­car qual­quer artigo que não me agrade por algum motivo. Nesse caso, não terei de dar qual­quer satis­fa­ção ou jus­ti­fi­ca­ção quanto à minha deci­são. Infor­ma­rei sem­pre o autor sobre a publi­ca­ção (ou não) do artigo. Se por acaso um seu artigo for rejei­tado, por favor não insista. Terei as minhas razões, mas são só minhas.

Se depois de todas estas con­di­ções ainda esti­ver inte­res­sado envie-​​me um email com o seu artigo no corpo do email. Repito: não envie o artigo em anexo, mas den­tro do pró­prio texto do email.

No corpo do email deve incluir ainda a sua mini­bi­o­gra­fia. Ten­ta­rei res­pon­der no mais curto período de tempo possível.

Se o seu artigo for publi­cado e mere­cer comen­tá­rios de alguns lei­to­res sinta-​​se à von­tade para lhes res­pon­der, desde que res­pei­tando as Nor­mas da Casa.