O serviço de Script Doctoring está disponível para particulares (os próprios guionistas) e para empresas, nomeadamente produtoras de conteúdos audiovisuais.

Haverá dois níveis de preços distintos para estes dois grupos, que não refletem qualquer diferença no serviço prestado; apenas estabelecem a diferença entre um guionista particular, muitas vezes amador, que quer melhorar o guião que escreveu com esforço; e uma empresa com maior capacidade financeira, para quem o Script Doctoring é um investimento de retorno garantido.

A oferta será composta de quatro pacotes com progressivos níveis de implicação pessoal:

Pacote Diagnóstico

O Pacote Diagnóstico inclui a leitura do guião e elaboração de um relatório de seis páginas.

Este relatório  é composto por logline, sinopse, resumo dos personagens, análise do género, tom e tema, e análise do guião segundo os critérios Estrutura, Enredo, Caracterização, Técnica narrativa, Escrita, Diálogos e diversos.

O Pacote Diagnóstico termina com um quadro-resumo das forças e fraquezas do guião.

Na análise do guião serão incluídas algumas sugestões gerais para a resolução dos principais problemas diagnosticados.

Condições

Particulares Empresas Prazo

180 euros

300 euros

duas semanas após o pagamento

Pacote Acompanhamento

O pacote Acompanhamento inclui, além do Pacote de Diagnóstico descrito anteriormente, uma conversa telefónica com o guionista, com a explicação do seu conteúdo.

Numa segunda fase, após o guionista fazer uma rescrita do seu guião, farei novo relatório Diagnóstico, que será apresentado numa segunda conversa telefónica.

Condições

Particulares Empresas Prazo

400 euros  (2×200)

650 euros (2×325)

primeiro relatório e conversa telefónica duas semanas após o primeiro pagamento; segundo relatório e conversa duas semanas após o segundo pagamento

Pacote Tratamento

O Pacote Tratamento é composto pelo Pacote de Diagnóstico já referido, que será complementado por uma análise muito mais detalhada do guião, que irá até ao nível das descrições de cenas e diálogos.

Incluirá ainda um capítulo com todas as sugestões, desde as mais gerais às mais particulares, que eu sinta poderem contribuir para a melhoria do guião.

Este documento terá entre vinte e trinta páginas, e  será explicado por conversa telefónica, em que procederei à análise exaustiva, cena a cena, do guião.

Condições

Particulares Empresas Prazo

750 euros

1200 euros

4 semanas

Pacote Cura

O pacote Cura inclui o pacote Tratamento, complementada pela minha própria rescrita do  guião, de acordo com as sugestões aceites e acordadas com a produtora.

Este último pacote, pelo seu valor mais elevado, destina-se normalmente às empresas produtoras de cinema ou televisão, mas nada impede um guionista particular de me contactar para acertar formas de escrita em colaboração.

Condições

Particulares Empresas Prazo

 

A partir de 5000 euros, variando caso a caso em função da complexidade do trabalho de rescrita.

4 semanas para o Pacote Tratamento; 4 a 8 semanas para o trabalho de rescrita.

Upgrades

No caso de um cliente pedir um Pacote Diagnóstico, Acompanhamento ou Tratamento e depois decidir avançar para um Pacote de nível superior, o valor dos primeiros será deduzido ao valor do segundo.

Serviço de Urgências

Através do pagamento de uma taxa extra de 50% do valor do pacote o prazo de entrega será reduzido para metade.

Notas

  • Os emails trocados substituirão o contrato de prestação de serviço para os Pacotes Diagnóstico, Acompanhamento e Tratamento.
  • Para o Pacotes Cura será elaborado e assinado um contrato tipo, através das Produções Fictícias, que me agenciam.
  • Serão fornecidos recibos de todos os pagamentos recebidos por estes serviços.

doctor-chimp-web

Porquê fazer um Script Doctoring?

A maior parte dos guiões sofrem, nas suas primeiras versões, de erros comuns, que vão desde fragilidades estruturais a problemas de enredo, passando pela má definição dos personagens, falta de ritmo, descrições deficientes ou diálogos pouco verdadeiros.

Muitos destes problemas são fáceis de diagnosticar; outros estão mais escondidos ou afectam o guião a um nível mais profundo e subtil. Em ambos os casos, os próprios autores têm normalmente dificuldade em fazer esse diagnóstico, por duas razões: falta de experiência e falta de distanciamento.

Experiência e distanciamento são precisamente duas coisas que eu posso oferecer.

Experiência, porque já escrevi os guiões de cinco longas metragens produzidas e uma em vias de produção, além de inúmeros outros guiões de longas que nunca (ou ainda não) chegaram a ver a luz do dia. Escrevi também cinco telefilmes, dez curtas metragens e dezenas de episódios de televisão, num total de mais de 2000 minutos de ficção produzida e exibida. Escrevi ainda muitos outros guiões que, pelas razões mais diversas, ficaram pelo caminho.

Quanto a distanciamento, o facto de não ter estado envolvido na concepção e escrita do guião dá-me um olhar neutro e imparcial sobre o mesmo.

O trabalho de Script Doctoring pode ter vários níveis de profundidade, de que falo mais adiante. Qualquer um deles, contudo, acrescenta uma perspectiva exterior, imparcial e ponderada sobre o guião, e aponta pistas de soluções para os problemas diagnosticados. O guionista recebe desta forma uma ajuda preciosa na tarefa mais importante a que se pode dedicar antes de apresentar um guião a uma produtora – a rescrita.

E para as produtoras, qual é a vantagem?

O Pacote Diagnóstico pode ajudar uma produtora a decidir se vale ou não a pena investir na aquisição de um guião, ou que destino dar a um guião já comprado.

Os Pacotes Acompanhamento ou Tratamento, por seu lado, podem ajudar produtoras que querem candidatar-se a um concurso de apoio, ou que estão a preparar a produção de um filme, a fazê-lo com o melhor guião possível. Afinal de contas, o guião é, comparativamente, a etapa mais barata da produção de um filme. Um pequeno investimento extra nesta fase pode representar poupanças substanciais na rodagem, e garantir uma obra final mais sólida e com melhores possibilidades comerciais.

Por fim, o pacote Cura permite às produtoras aproveitar toda a extensão da minha experiência de escrita e rescrita de guiões que, como referi antes, e modéstia à parte, é bastante grande – não há muitos guionistas em Portugal com um currículo comparável ao meu.

Como proceder

Se está interessado nos meus serviços de Script Doctoring o processo decorrerá da seguinte forma:

  1. Deverá contactar-me através do formulário no fundo da página, enviando em anexo o guião, nos formatos Final Draft, Screenwriter, CeltX , OpenOffice, Word ou .pdf.
  2. Eu responderei indicando o meu NIB e quaisquer outros elementos relevantes (skype, email, etc).
  3. Será combinado um prazo para a entrega do trabalho, e etapas relevantes.
  4. Após recepção do valor por transferência bancária passarei ao desenvolvimento do trabalho.
  5. O documento resultante do trabalho será enviado por email no prazo acordado previamente.
  6. O recibo do pagamento será enviado por correio imediatamente após o mesmo ser efectuado.

Formulário de contato