Conhecidos os nomeados para os Óscares 2020

A Academia de Hollywood já revelou os nomeados para os Óscares 2020, a 92ª edição de um dos mais cobiçados prémios cinematográficos mundiais.

Os nomes mais representados nas várias categorias não constituem grande surpresa, com o Joker em destaque com as suas 11 nomeações, e O Irlandês, Era uma Vez em… Hollywood e 1917 a disputarem a corrida com 10 referências cada.

Parece-me que o Joker é um filme muito “perigoso” para a mentalidade algo conservadora da Academia. A Netflix, por outro lado, está a assustar demasiado Hollywood para o Irishman ou o Marriage Story terem hipótese de ganhar o Melhor Filme. E quanto ao Tarantino, sabemos que ele é sempre um mal-amado, por isso as suas hipóteses são poucas.

Por mim, dividia os prémios entre o Parasitas e o Era uma vez em… Hollywood, mas desconfio que um outsider bem intencionado como o Jojo Rabbit ou um valor seguro como o 1917 podem ser as surpresas deste ano (ainda não vi nenhum deles, por isso não sei se têm mérito para isso ou não).

A lista completa dos nomeados está disponível no site da Academia de Hollywood.

Destaco em seguida os escolhidos para os prémios de Argumento, com links para baixar os respectivos guiões (à excepção do guião do Tarantino, que há data a que escrevo ainda não está disponível).

Argumento Adaptado

Argumento Original

  • Knives Out – Escrito por Rian Johnson
  • Marriage Story – Escrito por Noah Baumbach
  • 1917 – Escrito por Sam Mendes & Krysty Wilson-Cairns
  • Once Upon a time…in Hollywood – Escrito por Quentin Tarantino
  • Parasite – Guião de Bong Joon Ho, Han Jin Won; Estória de Bong Joon Ho

Na noite da entrega, em 9 de fevereiro, veremos em direto do Dolby Theatre se estou certo ou se, uma vez mais, acertei completamente ao lado.

Via: Indie Film Hustle, onde pode encontrar também os guiões de outros filmes de destaque deste ano, como Avengers: Endgame, Ad Astra, Motherless Brooklin ou Toy Story 4.

Conhecidos os nomeados para os Óscares 2020

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.