Avançar para o conteúdo

Eleições na Academia Portuguesa de Cinema

    Realizaram-se ontem as eleições para os corpos sociais da Academia Portuguesa de Cinema, de que sou um dos membros fundadores. Por motivos pessoais não pude fazer parte da única lista que se candidatou, a lista A, nascida a partir da comissão instaladora de que fiz parte.

    Votei nela, obviamente, como o fizeram 100% dos eleitores, numa manifestação inequívoca de apoio a este grupo de profissionais de cinema que, liderados pelo Paulo Trancoso, se propõe dignificar o cinema português e defender a sua riqueza e diversidade.

    Pelos mesmos motivos também não me quis candidatar a coordenador do Colégio dos Argumentistas. A missão ficou muito bem entregue ao Possidónio Cachapa, a quem competirá organizar e motivar os argumentistas portugueses de cinema para se juntarem à Academia.

    No próximo ano, se tudo continuar a correr tão bem como até agora, será possível assistir à primeira cerimónia de prémios da Academia (ainda sem nome) em que os profissionais do cinema português escolherão os melhores trabalhos da sua atividade. Com essa festa chegará finalmente ao fim a primeira etapa de um caminho que, já sendo longo, se espera que o venha a ser ainda muito mais.

    Para já fica aqui a lista dos eleitos para os Corpos Sociais da Academia, e para coordenadores dos vários colégios:

    Direção

    • Presidente – Paulo Trancoso
    • Vice-Presidente – Anabela Teixeira
    • Vice-Presidente – Miguel Gonçalves Mendes
    • Tesoureiro – Tony Costa
    • Secretário – António Ferreira

    Assembleia Geral

    • Presidente – Inês de Medeiros
    • Vice-Presidente – Patrícia Vasconcelos
    • Secretário – José Farinha

    Conselho Fiscal

    • Presidente – Fernando Vendrell
    • Vice-Presidente- Dalila Carmo
    • Secretário – António Costa Valente

    Colégios

    • Vicente Alves Do Ó (Colégio dos Realizadores)
    • Miguel Sales Lopes (Colégio da Fotografia)
    • Possidónio Cachapa (Colégio dos Argumentistas)
    • Oscar Cruz (Colégio dos Técnicos)
    • Quintino Bastos (Colégio do Som)
    • Maria João Sigalho (Colégio dos Produtores)
    • Fernando Luís (Colégio dos Actores)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.