Avançar para o conteúdo

Master class e sessão de pitching com Richard Raskin

    No próximo dia 4 de Novembro iniciam-se as masterclasses e workshops internacionais do Estaleiro/Campus, com a vinda do prof. Richard Raskin, especialista internacional em story design de curtas-metragens.

    Para além da masterclass, na parte da manhã (Biblioteca Almeida Garrett, Porto), Raskin fará uma sessão de pitching com seis projetos. O envio de propostas para participar nesta sessão de pitching decorre até 29 de Outubro e está direcionado para jovens argumentistas/realizadores que queiram testar os seus projetos. Ambas atividades são gratuitas.

    O conjunto de masterclasses e workshops internacionais do Campus/Estaleiro inicia-se já no próximo dia 4 de Novembro, com a presença do conceituado professor Richard Raskin, que nos irá falar sobre story design para curtas-metragens. É uma óptima oportunidade para melhorar conhecimentos sobre estrutura narrativa e conceitos importantes sobre a realização de curtas-metragens. Esperamos vê-los nesta masterclasse. O prof. Richard Raskin fará também uma sessão de pitching com 6 projetos.

    Durante o mês de Novembro estão já previstas mais duas actividades: um workshop sobre escrita de argumento com Ken Dancyger, um reputado professor da New York University (18-20 Novembro; informações detalhadas em breve); e uma masterclass de realização com João Canijo (final de Novembro, em data a anunciar).

    Masterclass “Story Design in the Short Fiction Film”
    Richard Raskin

    4 de Novembro : 10h-11h30 : Porto : Biblioteca Municipal Almeida Garrett (em colaboração com Departamento de Artes da Imagem da ESMAE) : ENTRADA GRATUITA

    The purpose of this talk is to propose a non-formulaic model that can be used as a set of guidelines during script development for short fiction films. Unlike sequential models, which focus on a series of steps a story is presumed to pass through as it unfolds, the present approach is based on the view that short film storytelling can best be described in terms of opposing properties that balance one another in a dynamic interplay. Seven forms of interplay or balance will be proposed, each illustrated by a short film.

    Sessão de Pitching
    com Richard Raskin

    4 de Novembro : 15h-18h : Vila do Conde : Teatro Municipal
    com 6 projetos a escolher

    Richard Raskin é um conceituado professor e especialista em narrativa de curtas-metragens de ficção. Publicou um manual (“The Art of the Short Fiction Film”), que é muito utilizado em várias escolas de cinema. A sua masterclass tem sido proferida em vários festivais e universidades internacionais.

    Para além da masterclass, aberta ao público, no mesmo dia, da parte da tarde, Raskin fará uma sessão de pitching com seis projetos de argumento para curta-metragem de ficção. Cada projeto terá 30 minutos: depois do pitching da proposta, Raskin fará comentários à forma como a curta-metragem desenvolve a sua narrativa. Será uma excelente oportunidade para jovens argumentistas e/ou realizadores testarem os seus projetos e melhorarem a sua estrutura narrativa.

    O Campus está, por isso, aberto a receber propostas para serem incluídas nesta sessão de pitching. Serão escolhidos 6 projetos. Para a candidatura será necessário enviarem-nos os seguintes elementos:
    – sinopse (máx. 600 caracteres)
    – nota de intenções (máx. 1500 caracteres)
    – CV

    Tanto a sinopse como a nota de intenções deverão ser escritas em inglês. Avisamos também que as sessões serão em inglês e os participantes seleccionados para o pitching deverão frequentar, na manhã do dia 4, a masterclasse do prof. Raskin. A avaliação dos projetos terá em conta a sua criatividade, diversidade de temas e abordagens.

    Os elementos solicitados deverão ser enviados para o email campus@curtas.pt, até ao dia 29 de Outubro.

    Biografia Richard Raskin

    Richard Raskin is the founding editor of the peer-reviewed journal Short Film Studies published in the UK. He is associate professor at Aarhus University, where he teaches screenwriting and video production. His books include The Art of the Short Fiction Film: A Shot-by-Shot Study of Nine Modern Classics and his articles have appeared in such journals as Zeitschrift für Kunstgeschichte, Film History, Folklore, Studies in American Humor, Minerva: An Internet Journal of Philosophy, The Canadian Journal of Film Studies, Asian Cinema, and a journal he founded and edited for many years, P.O.V.– A Danish Journal of Film Studies. A frequent lecturer on the short film at festivals and film schools, he has served as jury president at international festivals in France, Belgium, India, Holland and Denmark. Short films based on his screenplays have been funded by New Danish Screen. And one of those films won an Honorable Mention at the Norwegian Short Film Festival in Grimstad in 2011.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.