Os Adobe Labs anunciaram um novo software de escrita de guião online, o Adobe Story. Segundo o site, o Adobe Story é "uma ferramenta colaborativa de desenvolvimento de guiões concebida para profissionais criativos, produtores e escritores trabalhando em ou com guiões". Como não podia deixar de ser, inscrevi-me para experimentar, mas tenho de confessar que a experiência não foi muito positiva:
- Não funcionou no Firefox 3.5 para Mac.
- No Safari, é insuportavelmente lento a abrir.
- O modo de funcionamento não é muito intuitivo, especialmente para quem está habituado a algumas convenções de outros softwares de guião.
- E, finalmente, não aceita acentos nas vogais o que, só por si, inviabiliza a sua utilização em países latinos.
Para já, a única coisa boa (além de ser gratuito) que encontrei neste Adobe Story foi o facto da exportação dos ficheiros funcionar muito bem, nomeadamente para o Final Draft 8. Mas isso não chega, obviamente.
É certo que esta ainda é uma versão experimental – um preview – e pode ser que versões futuras resolvam todos estes problemas. Além disso, como é feito a partir da plataforma Flex da Adobe, é possível que venha a haver uma versão Adobe Air para desktop, o que também será interessante. Entretanto, se os leitores quiserem experimentar o funcionamento desta versão com outros browsers, para Windows e Linux, e deixar aqui os seus comentários, seria útil para todos nós.
Conheça o programa aqui.