O STOCK SHOT é da responsabilidade do realizador ou do guionista?
— Rogério
Rogério, o stock shot é um plano de imagem, comprado ou gravado previamente, inserido num filme para lhe acrescentar algum tipo de valor de produção.
Por exemplo, para mostrar que uma determinada cena se passa em Paris podemos introduzir antes dela um stock shot da Torre Eiffel, comprado num arquivo de imagens. Isto faz-se, obviamente, por questões de orçamento ou simplificação da produção. Como tal é um recurso mais usado em televisão ou em filmes de baixo orçamento.
Muitas vezes, em televisão, usam-se também stock shots gravados pela própria equipa para tornar mais óbvia uma passagem de tempo ou ajudar a definir o local de acção.
Por exemplo, numa série passada numa zona de praia a produção poderia destacar uma segunda equipa de rodagem durante alguns dias para gravar cenas típicas de praia, pescadores, mercados, vida urbana, etc. Estas cenas ficariam em arquivo e seriam depois “salpicadas” pela série para ir acrescentando um pouco de cor local aos episódios maioritariamente gravados em estúdio ou numa cidade cenográfica.
Na maior parte das vezes o stock shot é acrescentado na fase de edição, por decisão do realizador ou montador. Pode também entrar já no guião pela mão de um script editor – um revisor de guiões, profissional que tem como tarefa rever e uniformizar guiões escritos por diferentes autores.
Raramente o stock shot é uma preocupação do guionista, a não ser que este esteja incluído numa equipa de escrita que já tenha regras ou hábitos bem definidos para esse tipo de referências.
JOÃO NUNES | stock shot | O stock shot é da responsabilidade do realizador ou do guionista? |… http://t.co/yXkVRfJojn
Fico com uma dúvida: os planos gravados pelas equipas secundárias são sempre considerados stock shots?
Não. Muitas vezes eles são planeados tão cuidadosamente e intencionalmente quanto os da equipa principal. Nesse caso não se enquadram nesta definição. Por exemplo, é muito comum a 2ª equipa filmar cenas e planos em que não entram actores. Mas estas cenas podem ser essenciais para a estória, e são tratadas como tal.
ok. obrigado, João
Boa noite
Quando um personagem sai da sala para a cozinha, é suposto fazer dois cabeçalhos com números de cenas diferentes: Sala/Cozinha. Para que o realizador perceba que estamos na mesma casa, não há um nome técnico para isso?
Obrigado!
https://joaonunes.com/2010/guionismo/perguntas-e-respostas-cabealhos-principais-e-secundrios/
Boas escritas
Olá João Nunes, minha primeira vez aqui no site. Estou adorando! Sou jornalista e iniciando a carreira como video-maker, produtora e diretora. Achei muito interesse essa informação dos stock shot…eu moro na Irlanda…me diga, há alguma forma de eu vender esse material para quem não tem orçamento para vir até aqui gravar cenas – não só Irlanda, penso em nível Europa. Você indica algum caminho? Enfim, sempre bom saber como gerar novas rendas para financiar meus projetos. Obrigada!
OLá Patrícia, partindo do princípio que o material que produz tem a qualidade técnica necessária, penso que o primeiro que deve fazer é informar-se junto de sites como Shutterstock e iStockphoto sobre as suas políticas de aceitação de material.
Viva João
Valeu essa dica do Stock Shot eu costumava chamar ele de fotografia , não em guiões mas quando vejo na tv ou cinema eu chamava ele de fotografia .
Em novela normalmente aparece uma fotografia/imagem mostrando o Ext. da residência e em seguida passava para o Int. da residência que normalmente a filmagem é feita em estúdio .
ou será que estou a fazer confusão ?
É isso mesmo, Edgar.
BOA