Descobri há pouco um truque do Google que tenho usado quase todos os dias desde então. Talvez os leitores já o conheçam, e nesse caso peço perdão pela perda de tempo, mas se não o descobriram ainda, tenho a certeza de que vão ficar tão encantados como eu.
Trata-se de colocar na janela de busca a expressão “define: palavra” (sem aspas) em que “palavra” é um termo, em qualquer língua, cuja definição nós queremos verificar.
Por exemplo, “define: guionista” conduz-nos a uma página com a seguinte definição:
“Definição de guionismo na WEB – Guionista – O roteirista de cinema ou televisão (guionista e argumentista, em Portugal) é quem escreve o roteiro (guião e argumento, em Portugal) de um …”
e a ligação para o artigo correspondente na Wikipedia.
Funciona também noutras línguas. Por exemplo, “define: fracture” conduz-nos a:
“Definição de fracture na WEB – Fracture (na Alemanha: Das perfekte Verbrechen; no Brasil: Um Crime de Mestre; em Portugal: Ruptura) é um filme teuto-estadunidense de 2007, dos … pt.wikipedia.org/wiki/Fracture”
Com a opção para:
“Encontrar definições de fracture em: Alemão Chinês (Simplificado) Chinês (Tradicional) Coreano Francês Holandês Inglês Português Todas as línguas”
É assim, aos poucos, que a “inteligência artificial” vai entrando nas nossas vidas sem darmos por isso.
Obrigado pela dica. Fiz uma pesquisa e também dá para usar o termo português “definir” (como em “definir definição”, por exemplo).
E encontrei também uma página que ensina como pôr o Google a fazer contas, pesquisar sinónimos, reportar a meteorologia, fornecer cotações da bolsa, converter moeda e unidades de medida e massa e até dar os horários dos filmes em várias localidades.
A página é esta: http://www.google.com/help/features.html
Não admira que seja o motor de busca n.º 1.
Obrigado pela adenda. Boas escritas.