Conforme já tinha anunciado aqui, começa hoje o ScriptFrenzy 2009. São 30 dias para escrever um guião de 100 páginas. Ou seja, 3,3 páginas por dia o que, se pensar bem, é acessível.
Basta ter uma ideia a que queira dedicar 50 ou 60 horas (das 720 que Abril tem) e a disciplina para o fazer. Não é impossível. No final provavelmente não ficará com o melhor guião do mundo, mas ficará com um guião. Tem depois todo o tempo do mundo para o reescrever e aperfeiçoar, mas já com aquela satisfação de ter chegado ao fim da primeira versão.
Recordo que o ScriptFrenzy é uma iniciativa exclusivamente de motivação pessoal. Não há júris, nem prémios, nem sequer ninguém a verificar se você escreve mesmo as 100 páginas ou não. É só entre si e o seu computador. Boas escritas.
Olá, João Nunes! Eu ando a escrever uma série de guiões, entretanto acabei e agora estou a revê-los! Ao principio não conhecia o Celtex, mas depois de ler o seu curso rápido acho que eu próprio fiquei a conhecer melhor a minha história! O que importa é que eu gostava que você me ajudasse nestas questões se pudesse:
1ª – No meu guião eu tenho uma personagem que numa das cenas canta. Como é que no Celtex eu escrevo as estrofes da sua canção fazendo com que um verso comece e acabe na mesma linha?
2ª – Eu escrevi um recuo no tempo no meu guião. Não é um flashback porque nenhuma personagem está a lembrar-se do passado. A minha dúvida é se um recuo ou avanço no tempo se escreve como um flashback, ou seja, no cabeçalho escreve-se Flashback e no fim da cena ou cenas escreve-se Fim de Flashback.
Eu ficava muito agradecido se me ajudasse. É que sem querer tornei-me viciado em escrever. Sempre é melhor ter este vício do que outros, não é?
Eu vou aceitar o desafio. Abril não é o mês mais fácil pra mim, mas desta vez, “ou vai ou racha” ;)
Cheers,
Nélia
Pingback: joaonunes.com» Guionismo » Perguntas & Respostas: porque é que não consigo chegar ao fim?