Paulo Morelli, diretor brasileiro de Cidade dos Homens, criou um programa de computador especializado para escritores e roteiristas, com o nome Story Touch. Uma descrição sumária do seu funcionamento já está disponível online mas o software será lançado apenas em Junho.
Algumas das caraterísticas descritas parecem bem interessantes. Pode ser que por ter sido criado por um profissional conceituado e que está realmente a trabalhar no mercado torne este software um pouco mais útil do que a média. A maior parte dos programas do género acabam por ser pouco práticos ou inadequados, pelo menos para a forma como eu trabalho.
Pessoalmente costumo usar o Scrivener para preparar e desenvolver as escaletas dos meus guiões. Mas estou curioso para experimentar algumas das ferramentas mais específicas que este software promete oferecer. Só espero que não venha cheio de bugs, como tantas vezes acontece nos novos programas.
Atualização: o leitor Carlos Reichel partilhou connosco um link com uma série de vídeos com tutoriais para o uso do Story Touch, em inglês. Confira aqui →
Pingback: Entrevistas com roteiristas brasileiros
Com relação ao programa StoryTouch, achei um pouco confuso, mas como não sou nehuma especiallista estou aguardando ansiosa seu lançamento.
Também estou muito curioso. Basicamente quero ver que vantagens ele pode ter em relação ao Scrivener, que uso para planear as minhas estórias. Também achei alguns dos tutoriais um pouco confusos, mas pode ser que na prática seja mais fácil. Já falta pouco para sabermos ;)
Acompanho sempre este espaço, adoro suas dicas e informações. Você teria alguma dica de programa para roteirizar para a TV (meu grande sonho).
Programa em que sentido? Software? Nesse caso as minhas recomendações são sempre as mesmas: o Final Draft, pago (e um pouco caro) que é usado pela maioria dos profissionais; e o CeltX, gratuito, multiplataformas, que é uma alternativa muito poderosa. Até já escrevi um tutorial sobre ele:
Se não se refere a software, por favor deixe de novo a sua questão.
Valeu pelo retorno. É que no Brasil alguns chamam de programa,
“matou” a minha curiosidade. O Final Draft se adapta para a
televisão?
Em Portugal também usamos programa nesse sentido. Mas como também há os programas de tv/conteúdos, fiquei na dúvida sobre o que se estaria a referir.
O Final Draft é excelente para televisão. Traz de origem cerca de 70 modelos diferentes com os formatos corretos para as principais séries americanas, desde o House ao Mad Men, da Anatomia de Grey aos CSI.
Já esta disponível o basicão do Story Touch. É ver para crer.
http://www.storytouch.com/profile
Pingback: Software de guião Story Touch foi lançado com versão gratuita