Na continuação do artigo anterior sobre este mesmo tema, aqui fica mais uma lista de guiões que os estúdios americanos estão a disponibilizar na net com vista aos próximos Óscares. Há aqui muita coisa boa para ler (mas apenas em inglês, infelizmente…).
- 12 Years A Slave, guião de John Ridley, baseado nas memórias de Solomon Northup
- Enough Said, escrito por Nicole Holofcener
- The Way Way Back, escrito por Nat Faxon & Jim Rash
- Gravity, escrito por Alfonso Cuarón & Jonás Cuarón
- 42, escrito por Brian Helgeland
- Prisoners, escrito por Aaron Guzikowski
- The Great Gatsby, guião de Baz Luhrmann & Craig Pearce, a partir da novela de F. Scott Fitzgerald
- Wadjda, escrito por Haifaa al-Mansour
- The Invisible Woman, guião de Abi Morgan, a partir do livro de Claire Tomalin
- The Past, escrito por Asghar Farhadi
- Fruitvale Station, escrito por Ryan Coogler
- Lee Daniels’ The Butler, escrito por Danny Strong
Entre estes guiões está o de um dos filmes mais bem escritos que vi nos últimos tempos: Gravity. Vai ser o primeiro a estudar.
Boas leituras!
RT @joaonunes: Novos guiões dos Óscares disponíveis na net. – http://t.co/NcXUPfxzdB
Você poderia disponibilizar eles para download?
Acabei de chegar no blog e não esta mais disponível.
Abs.
Lamento, Leandro. Não consigo fazer isso por falta de tempo. Mas a partir do momento em que foram colocados não deve ser difícil encontrá-los em sites como o Internet Movie Scripts Database http://imsdb.com/ (não confundir com o imdb.com) ou o SimplyScripts.
Olá João,
Há algum tempo que não chateio, mas tenho estado atento como sempre aos seus artigos… Eu acabei agora uma curta-metragem, e é a primeira vez que sinto que realmente é algo acabado, depois de muitas versões e alterações. Agora na reta final tenho as seguintes questões:
1º A sinopse que as produtoras pedem, é aquele trabalho de uma página, com 4 parágrafos como descreve num dos seus artigos, não é uma espécie de storyline em nenhum caso, pois não?
2ª Uma sinopse de uma curta metragem tem a mesma dimensão de uma longa metragem?
3º Logline, Storyline, o João colocou exemplos, muito concretos que tornam fácil o entendimento dos amadores… da Sinopse, explicou bem, mas sem exemplos, existe algum lugar onde possa consultar sinopses enviadas para produtores?
4º Na sinopse coloco o fim, ou não? Ou seja, deixo alguma coisa para descobrir na leitura?
Peço desculpa pela sucessão de perguntas, mas garanto-lhe que tenho consciência que fiquei sem crédito para os próximos tempos :)
Obrigado e grande ano novo cheio de sucesso…
Pedro
Uma sinopse, essencialmente, é uma maneira rápida do leitor perceber o essencial de uma estória. Pode ter três ou quatro parágrafos, ou um pouco mais, mas raramente deverá ter mais de uma página. Isto aplica-se a qualquer tipo de obra, curta ou longa.
Pode revelar ou não o final, dependendo dos casos. Não há regras fixas quanto a isso, a decisão compete ao guionista – é o que achar que vai valorizar mais o trabalho.
Talvez publique uma sinopse um dia destes, para ajudar melhor a perceber o que é.
Boa sorte e um bom ano.
Obrigado mais uma vez pela resposta célere e pelo apoio que sempre nos tem dado.
Eu é que agradeço o vosso estímulo e participação. Boa sorte com a sua curta.
Bem! devo dizer que tem ajudado muitos guionistas
Sempre que me deparo com alguma duvida recorro a seu site
Bom trabalho e continue nos brindando