Avançar para o conteúdo

Novos guiões dos Óscares disponíveis na net.

    Na continuação do artigo anterior sobre este mesmo tema, aqui fica mais uma lista de guiões que os estúdios americanos estão a disponibilizar na net com vista aos próximos Óscares. Há aqui muita coisa boa para ler (mas apenas em inglês, infelizmente…).

    Entre estes guiões está o de um dos filmes mais bem escritos que vi nos últimos tempos: Gravity. Vai ser o primeiro a estudar.

    Boas leituras!

    8 comentários em “Novos guiões dos Óscares disponíveis na net.”

      1. Lamento, Leandro. Não consigo fazer isso por falta de tempo. Mas a partir do momento em que foram colocados não deve ser difícil encontrá-los em sites como o Internet Movie Scripts Database http://imsdb.com/ (não confundir com o imdb.com) ou o SimplyScripts.

    1. Olá João,

      Há algum tempo que não chateio, mas tenho estado atento como sempre aos seus artigos… Eu acabei agora uma curta-metragem, e é a primeira vez que sinto que realmente é algo acabado, depois de muitas versões e alterações. Agora na reta final tenho as seguintes questões:

      1º A sinopse que as produtoras pedem, é aquele trabalho de uma página, com 4 parágrafos como descreve num dos seus artigos, não é uma espécie de storyline em nenhum caso, pois não?

      2ª Uma sinopse de uma curta metragem tem a mesma dimensão de uma longa metragem?

      3º Logline, Storyline, o João colocou exemplos, muito concretos que tornam fácil o entendimento dos amadores… da Sinopse, explicou bem, mas sem exemplos, existe algum lugar onde possa consultar sinopses enviadas para produtores?

      4º Na sinopse coloco o fim, ou não? Ou seja, deixo alguma coisa para descobrir na leitura?

      Peço desculpa pela sucessão de perguntas, mas garanto-lhe que tenho consciência que fiquei sem crédito para os próximos tempos :)

      Obrigado e grande ano novo cheio de sucesso…

      Pedro

      1. Uma sinopse, essencialmente, é uma maneira rápida do leitor perceber o essencial de uma estória. Pode ter três ou quatro parágrafos, ou um pouco mais, mas raramente deverá ter mais de uma página. Isto aplica-se a qualquer tipo de obra, curta ou longa.
        Pode revelar ou não o final, dependendo dos casos. Não há regras fixas quanto a isso, a decisão compete ao guionista – é o que achar que vai valorizar mais o trabalho.
        Talvez publique uma sinopse um dia destes, para ajudar melhor a perceber o que é.
        Boa sorte e um bom ano.

        1. Pedro Ribeiro

          Obrigado mais uma vez pela resposta célere e pelo apoio que sempre nos tem dado.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

      Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.