Avançar para o conteúdo

Começam a chegar os guiões dos Óscares

    Uma das constantes desta época do ano, além das festividades de Natal, é a preparação das candidaturas aos Óscares.

    Para nós, guionistas, é uma boa época, porque muitos estúdios americanos disponibilizam legalmente os guiões dos seus candidatos, para consideração.

    É a nossa oportunidade da baixar bons guiões (em inglês) e estudá-los atentamente, antes, durante ou depois de ver os respectivos filmes. Cada método tem os seus méritos.

    Vou reunir neste artigo, que deixarei em destaque nos próximos tempos, os links para os guiões que for encontrando.

    Deixo o aviso de sempre: é melhor baixá-los depressa, porque muitas vezes os estúdios mudam de opinião e retiram-nos.

    Via: NoFilmSchool

    10 comentários em “Começam a chegar os guiões dos Óscares”

    1. luís "berni" ferreira

      é sempre bom saber que, por mais distraídos que andemos relativamente a estas novidades, basta ir passando por aqui para não se perder nada de muito significativo :)

      obrigado, João!

    2. João, antes de mais, muito obrigada pelo tempo e dedicação investidos neste blog. Onde pessoas como eu, encontram real orientação. Muitos parabéns pelo seu trabalho e perscurso. ontem li o “O cônsul de Bordéus” até à pag32, onde localizei o primeiro plot point. Escrevi um argumento de 113 paginas, segundo os parâmetros que o Joao menciona, no paradigma de Syd Field. o leimotiv é a condiçao humana face à fisica quantica e desenvolve-se em três linhas diegeticas espaçadas temporalmente. seria demais pedir-lhe um pouco do seu tempo para lhe dar uma vista de olhos? desde que o escrevi no verao, que também nao consigo registá-lo na APAD, e tambem nisso, lhe queria pedir auxilio.
      bem haja =)*

      1. Angélica, gostaria muito de poder ter tempo para ler os guiões que todos os leitores que mo pedem, mas é completamente impossível. Não poderei, pois, dar essa “vista de olhos” que me pede. Quanto ao registo, não é na APAD que o deve fazer, pois a associação nem oferece esse serviço. Leia este artigo sobre o registo no IGAC, onde explico os passos que deve dar para registar o seu guião oficialmente.

    3. olá João, como está? Perdoe-me a insistência, mas é-me realmente importante contactar consigo. Volto a agradecer encarecidamente toda a sua dedicação.. a disponibilizaçao destes guiões é de uma grande ajuda, a todos que imergem nesta odisseia do guionismo. Tentei deixar antes um comentário, mas não consegui. Se este passar, João, peço-lhe algum contacto que me permita colocar-lhe algumas questões sobre o meu primeiro guiao. Nomeadamente sobre o registo na APAD. Se tiver a bondade de me esclarecer, aguardo ansiosa a sua resposta. BEM HAJA!

    4. já tinha lido, apenas nao consegui mesmo o registo, mas obrigada na mesma. a segunda mensagem aqui surgiu apenas por nao ter a noti#icaçao da primeira… mais uma vez peço que me desculpe. bem haja.

    5. Pingback: JOÃO NUNES | Óscares | Novos guiões dos Óscares disponíveis na net. | downloads, escrita, guiões, Óscares, técnica |

    6. Pingback: JOÃO NUNES | guiões | Porque é que os produtores de língua portuguesa não colocam os seus guiões na net? | cinema brasileiro, cinema português, downloads, guiões |

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.