Um artigo bastante esclarecedor sobre as diferenças entre o cinema espanhol e o português. Espanha tem apenas quatro vezes a população portuguesa, mas em 2009 produziu cerca de dez vezes mais filmes do que Portugal: 186 filmes, dos quais 120 foram de ficção, 60 documentários e 4 de animação.
O que é que faz a diferença? A adesão do público aos filmes nacionais. A percentagem de bilheteira de filmes espanhóis em Espanha foi de cerca de 15%; em Portugal, a percentagem dos filmes portugueses foi de 3%.
Conclusão a tirar: se os filmes portugueses conseguissem despertar o mesmo tipo de interesse junto do público nacional – cinco vezes mais bilhetes vendidos – poderíamos produzir no mínimo o dobro de filmes por ano. Seria bom para quantos trabalham nesta indústria, mas também para os espectadores portugueses.
De quem é a culpa? Do público não, de certeza.
Pingback: Tweets that mention Novo artigo do blogue:: Cinema espanhol - crise, que crise? ? -- Topsy.com