Avançar para o conteúdo

Qual o valor dos guiões?

    Por coincidência, um artigo que escrevi ontem e uma pergunta a que respondi logo a seguir abordavam um assunto que raramente tenho tocado aqui no site: a remuneração dos guiões de cinema e televisão.

    Há cerca de dois anos a anterior direcção da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos desenvolveu um estudo sobre quais as tabelas mínimas a aplicar no pagamento de guiões de televisão e cinema, e de peças de teatro, no mercado português. O documento que daí resultou foi colocado à discussão dos visitantes do site da APAD – associados e outros – e mais tarde dado a conhecer ao público e aos media.

    Como esse documento já não está disponível no site 1 resolvi colocá-lo aqui para consulta.

    Algumas notas relativas aos valores referidos:

    1. Os valores indicados são os mínimos aceitáveis. Um guionista mais experiente, uma estória mais especial e invulgar, um projecto mais atractivo, devem merecer remuneração superior aos aqui indicados.
    2. De igual forma, o valor de referência para os guiões de cinema deve ser 1,5% do orçamento estimado do filme. Os 10.000 euros de que se fala na tabela são o mínimo, e correspondem mais ou menos a um filme de 700.000 euros; a filmes de maior orçamento devem corresponder valores de guião mais elevados.
    3. A tabela indicada não cobre outros tipos de remunerações – pelos usos do filme noutros mercados, em venda directa, tv e cabo, etc. Noutros países mais avançados os contratos prevêem valores adicionais para isso; em Portugal ainda não é a norma, mas estamos a trabalhar nesse sentido.
    4. Finalmente, os montantes pagos referem-se à cedência dos direitos patrimoniais do guião, ou seja, o direito à sua exploração comercial. Os direitos morais de autor não estão aqui abrangidos, nem poderiam estar, pois a nossa legislação não permite a sua cedência.

    Volto a referir – estas são as tabelas mínimas. Compete-nos a nós, guionistas, lutar em cada contrato para subir a fasquia.

    Notas de Rodapé

    1. Mas vai voltar a estar, em versão mais completa e actualizada. É um dos objectivos da actual direcção da APAD.

    15 comentários em “Qual o valor dos guiões?”

    1. Venho por esse meio perguntar a quem me souber ajudar de que forma é que eu posso vender um guião de um filme original feito por mim. Não sou formado nessa área (guinismo, mas tenho uma paixão enorme por filmes, principalmente policiais, e já tenho alguns escritos, mas não sei como fazer para os levar, por exemplo, a algum concurso. Tenho 20 anos e o meu grande seonho seria enveredar pelo mundo do cinema, nomeadamente como guinista! Gostaria que, se possível, me dessem contactos para os quais podesse levar os meus guiões a concurso, por exemplo!

    2. E se fosse possível, me dessem essas indicações por e-mail! Agradeço desde já qualquer disponibilidade em ajuda! Obrigado!

    3. A APAD tem duas listas de páginas web com milhares de contactos onde se pode “arranjar ” uma agéncia e onde também há concuros da especialidade.
      Vejam também a pag.www.filmmakers.com

    4. Pingback: joaonunes.com» É a vida » Flashback: Agosto de 2007

    5. Por favor, gostaria de poder saber mais sobre apoios para escrita de guiões para estorias em africa, e quais as contrapartidas aos mesmos…

    6. Olá António Camacho

      Neste blog há algumas págs: web que coloquei para consulta, no entanto sugiro que vejas esta:www.afilmwriter.com
      Nasegcção de attorney and agency há uma empresa de Management :Arist International, vê se te safas com eles.Boa sorte.

    7. Ola pessoal, os website aqui colocados não oferecem muita informações dos mercados de cinema portugues, o que acho que é o que o Antonio Camacho anda a procura e eu também. Eu sou guionista, productor e realizo curtas metragens para pequenos projectos, mais sou bom mesmo em escrever guiões, tenho nesse momento escrito dois filmes drama e acção, mais o que adoro mesmo é escrever por encomendas. Se alguem estiver interessado ou saíba onde encontrar mercado do cinema portugues online por favor comunica.

    8. ola Joao Nunes
      tou a escrever-lhe porque precisava de saber para um trabalho escolar quanto ganha um guionista por dia. podia dar-me essa informaçao? obrigado
      beijos

      1. Depende muito, de muitos fatores: em primeiro lugar, em que país/mercado estamos? Nos EUA será um valor, em Portugal, Brasil ou Angola, outros muito diferentes.
        Em segundo lugar, é um roteiro para uma curta, para uma longa metragem, para um episódio de televisão, etc?
        Em terceiro, é uma encomenda, uma adaptação ou uma obra original?
        Em quarto, qual o interesse que ele desperta nos compradores?
        E, finalmente, qual o nível de experiência do argumentista?
        Tudo isto irá influenciar o custo do guião.
        De qualquer forma, pode ter uma ideia de valores mínimos recomendados no Brasil, no site da ABRA – Preços e Créditos
        Em Portugal, a APAD – Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos está a trabalhar num documento semelhante, com os valores recomendados para o mercado português.

    9. Olá, João! Antes de mais parabéns pelo site, é fantástico.
      Sou uma apaixonada por cinema e queria investir nessa profissão. Aconselha algum curso para Guionismo, de preferência online e/ou no Porto?
      Qual a melhor forma de conseguir trabalhar na área?

      Muito obrigada. Continue o bom trabalho!

      1. Viva Catarina, desculpe a demora a responder. Começando pela segunda questão: torne-se a melhor guionista possível, estudando, lendo e escrevendo muito. Escreva para si, mas pensando na possibilidade de interessar a outros. Faça contactos dentro da indústria. Concorra a concursos e consultas. Envie os seus guiões a produtoras e aos contactos que fez. E esteja atenta às oportunidades que, com um pouco de sorte, hão de surgir. Quanto à primeira questão: quando tenho conhecimento de workshops, presenciais ou online, vou divulgando no blogue. Neste momento eu próprio estou a dar um online. Se surgir outra oportunidade, voltarei a anunciar.

    10. Olá, gostaria de preguntar se alguém pode responder-me a seguinte pregunta: Onde posso vender os meus guiões?
      Tenho guiões de todos os géneros mas não sei onde os posso vender.

      Aguardo uma resposta, obrigada!

      1. Olá Beatriz, as empresas de produção audiovisual, vulgo “produtoras”, são normalmente os clientes dos argumentistas. Terá de procurar os contactos daquelas que forem mais adequadas ao seu estilo de guiões. Boas escritas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.