Avançar para o conteúdo

Página de assinatura da newsletter

A Newsletter

(Voz Off) de João Nunes é uma publicação sem periodicidade fixa onde divulgo os artigos sobre escrita e audiovisual de língua portuguesa que vou escrevendo no meu site joaonunes.com, bem como outros artigos originais.

Mais de 3.500 pessoas assinam esta newsletter, e a taxa de desistências é baixíssima. Há várias razões para isso:

  • Não encho a sua caixa de correio de mensagens. A publicação é muito espaçada no tempo — raramente mais do que uma vez por mês. Aliás, se há crítica que recebo com frequência, é que deveria publicá-la com mais regularidade.
  • O conteúdo é selecionado. Tento incluir neste boletim de notícias apenas conteúdos de interesse para guionistas e pessoas interessadas por cinema e escrita. Normalmente são os artigos publicados no blogue, mas podem ser também outros conteúdos descobertos na net ou mesmo artigos originais.
  • A segurança é garantida. Eu também detesto spam e farei tudo ao meu alcance para que os endereços desta lista nunca caiam em mãos indesejadas. Para o assegurar uso um dos sistemas mais populares e seguros de gestão de listas de e-mail na área cultural, o Substack.
  • Ofertas permanentes. Os subscritores da lista recebem gratuitamente na inscrição o e-book “Fazer Cenas: Arte e Técnica na Escrita de Cenas de Cinema”. Futuras edições de outros livros eletrónicos serão sempre enviadas em primeira mão aos assinantes atuais.

O E-book

O e-book grátis “Fazer Cenas: Arte e Técnica na Escrita de Cenas de Cinema”, em formato pdf, é um guia rápido para a escrita de cenas de um guião/roteiro de cinema ou televisão.

Baseado em exemplos práticos, busca ensinamentos em grandes guionistas como John August e David Mamet.

Não aspira substituir os livros mais completos de escrita para cinema, cuja leitura e estudo serão sempre indispensáveis, mas pode ser uma maneira simples e fácil de entender as noções básicas e ganhar interesse por esta arte e técnica.

 Assine aqui

4 comentários em “Página de assinatura da newsletter”

  1. Olá João,

    Como vai você?

    Espero que esta mensagem o encontre bem e desejo-lhe um Bom Novo Ano!

    O meu nome é Allex Miranda, sou ator, encenador e aspirante roteirista.

    Sou brasileiro e moro em Portugal há 12 anos.

    Depois de 20 anos de carreira como ator e recentemente como encenador, comei a me incomodar ainda mais com o que via nos palcos e no audiovisual (ou que não vi, para ser mais preciso) e por isso comecei a pesquisar novas formas de contribuir para a construção de uma nova narrativa onde novas perspectivas e personagens pudessem surgir, insurgir e ser.

    Por isso, estou me debruçando sobre o estudo da construção das criações de histórias (roteiros), e todos os materiais que você nos disponibiliza têm me auxiliado muito.

    E eu agraço por isso, obrigado.

    Já fiz a encomenda de alguns livros (inclusive seus) para aspirar mais sobre a arte de contar histórias, mas gostaria de saber quais são os livros-técnicos que você sugere para este aspirante roteirista?

    Agradeço desde já pelo seu tempo, atenção e ajuda.

    Desejo a continuação de um excelente trabalho.

    Atenciosamente,

    Allex Miranda.

  2. João, tudo bem? Como faço para configurar o Final Draft para a linguagem em português? Uso a versão 12 no Mac. Eu escrevo corretamente, mas e ficam aquelas linhas vermelhas em baixo de todas as palavras indicando que o texto está grafado errado. O programa tem corretor em português? Feliz Ano Novo! Obrigado

    1. Viva Ulisses, para mudar o dicionário e as correções ortográficas, vá ao menu Tools > Spelling > Options… e escolha Português (de Portugal ou Brasil).
      Se o que pretende é mudar a língua para português também no interface do programa, penso que isso não pode ser feito. Pelo menos eu não sei como o fazer e nunca encontrei nenhuma indicação sobre isso, na web ou no manual do FD12.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.