Porque é que os futebolistas cospem tanto?
Eis uma pergunta que voltei a fazer a mim próprio depois de ver parte do jogo do Sporting/AZ não-sei-quantos. A certa altura o Fábio Rochembach foi mandado para o banco. O realizador deu-nos um plano dele e o rapaz brindou os telespectadores com uma escarradela bem na direção da câmara.
Tenho a certeza de que não foi de propósito – nem mesmo um jogador do Sporting faria uma coisa dessas – mas de qualquer forma foi um lindo momento de televisão.
Além da cuspidela, os futebolistas têm outro gesto ainda mais bonito – tapam uma narina e sopram com fúria pela outra, levando tudo à frente.
Não me venham dizer que é por causa do esforço, para limpar os pulmões, desobstruir as vias, arejar os canais. E os tenistas – não se esforçam? E os nadadores; os atletas; os ginastas de alta competição? Apesar disso, não me lembro de ter alguma vez visto um tenista cuspir para o chão (nem mesmo no Estoril Open).
Só espero que o Frederico não ganhe estes hábitos de futebolista. Pelo menos enquanto não ganhar um ordenado milionário – aí tudo se lhe perdoará…