Um grupo de São Paulo vem desenvolvendo um trabalho muito bem feito e emocionante que pode ser conferido no blog Cinema de Rua. Tudo começou com Fábio Nikolaus e Kico Santos que trabalham em uma produtora de vídeo e design, em SP. Um dia filmaram um gavião empoleirado em uma antena de TV, com as imagens fizeram um filme e com a idéia o blog.
Segundo eles, o Cinema de Rua é como uma válvula de escape do dia a dia de produção de vídeos comerciais. Uma oportunidade de fazer filmes autorais. “Nossa proposta é fazer vídeos que consideramos bacanas e criativos, sempre que possível experimentando uma nova forma de fazer. Gostamos de desvendar algo surpreendente que existe em lugares comuns e que muitas vezes passa despercebido”, contam.
Os vídeos são minidocumentarios urbanos que revelam a cidade de SP de um jeito poético. “Quando saímos para gravar, temos uma ideia e deixamos a coisa fluir. Se encontramos uma pessoa e vamos filmá-la, procuramos não interferir na situação e registrar as conversas e situações de forma totalmente espontânea”.
O blog é uma ideia inspiradora de como registrar a cidade onde se vive, e que com certeza, pode ser aplicada a qualquer lugar do planeta. Por isso fica a dica dos blogueiros: “Já está mais do que comprovado que com equipamentos simples e baixíssimo orçamento, podemos fazer grandes produções e nos inspiramos nisso. Temos que aproveitar este momento de revolução digital que vivemos hoje e produzir, produzir e produzir”.
Enquanto não encontramos os cineastas nas telonas, vamos aproveitando os filmes no blog. Vale a pena acompanhar, seguir, enfim se deliciar.
Aqui pode ver dois dos filmes:
[vimeo 19012008 w=510]
[vimeo 17010553 w=510]