Novos serviços de script doctoring e consultoria de guião

Decidi reativar os meus serviços de consultoria de guião e script doctoring. Aproveitei para definir e organizar melhor o tipo de serviços que ofereço nessas áreas, e para atualizar a minha tabela de preços. Pode saber tudo aqui.

Quem precisa de um Script Doctor?

Um script doctor é um guionista profissional, geralmente com muitos anos de experiência, que ajuda a tratar e curar guiões que sofrem de problemas de saúde, sejam eles artísticos, técnicos ou comerciais.

Todos os guionistas precisam de um consultor de guião ou de um script doctor?

Para ser completamente honesto, a resposta é não.

Se um autor tem uma ideia forte e uma noção clara do que quer alcançar; o processo de escrita está a ser fácil e sem obstáculos; e está confiante no que escreveu, provavelmente não irá tirar muita utilidade da interação comigo.

Mas se alguns desses pressupostos não se verificarem, obter apoio de alguém que já passou muitas vezes pelos mesmos problemas e dificuldades pode fazer toda a diferença.

A maior parte dos guiões sofrem, nas suas primeiras versões, de erros comuns, que vão desde problemas de enredo a fragilidades estruturais, passando pela má definição dos personagens, falta de ritmo, descrições deficientes ou diálogos pouco verdadeiros.

Um consultor de guião pode ser uma ajuda preciosa para diagnosticar e encontrar as soluções para esses problemas.

Por isso, indispensável? Não.

Útil? Provavelmente.

E as produtoras?

Já com as produtoras as coisas são um pouco diferentes.

Se uma empresa quer maximizar o potencial de um guião que adquiriu ou pensa adquirir, o custo necessário para receber uma segunda opinião especializada é geralmente mais do que devolvido.

No fim de contas, o guião é, comparativamente, a etapa mais barata da produção de um filme. Um pequeno investimento extra nesta fase pode garantir uma obra final mais sólida e até representar poupanças substanciais na rodagem.

Por uma questão de simplicidade, organizei tudo em cinco Pacotes progressivamente mais complexos (e caros): Diagnóstico, Consulta, Tratamento, Cirurgia e Cura.

Defini também dois níveis de preços, que não correspondem a diferenças no âmbito e qualidade do serviço, mas refletem as diferenças dos dois públicos.

Parece-me justo que uma produtora, que tem meios financeiros para investir, pague um pouco mais do que um guionista individual, muitas vezes amador e com recursos mais limitados.

Se quer saber mais sobre o tipo de serviços que ofereço nesta área, e os valores a eles associados, visite a minha página de consultoria de guião e script doctoring.

Novos serviços de script doctoring e consultoria de guião

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.