Avançar para o conteúdo

Perguntas e Respostas: guiões de rádio novelas

    (..) Aproveito para perguntar se por acaso tem guiões para rádio novelas e se confima que a relação tempo/texto é um minuto por página? – – Bárbara Jordão

    Cara Bárbara, a sua questão deixou-me um pouco baralhado. Nunca tinha pensado nesse domínio particular da escrita, e não tenho quaisquer exemplos de guiões de rádio novelas.

    Também não lhe sei dizer se a relação de tempo é a mesma dos guiões normais, a tal média de 1 página por minuto, mas imagino que não. A proporção de diálogo para descrição deve ser diferente, com muito mais diálogo.

    Como é que eu escreveria uma rádio novela, se tivesse de improvisar um modelo? Provavelmente iria inspirar-me mais nos modelos de teatro do que nos de tv ou cinema. Incluiria:

    • Cabeçalhos para separar as cenas, tais como num guião normal. Serviriam para os técnicos de som introduzirem algum efeito sonoro/musical de separação das cenas.
    • Começaria cada cena com uma descrição sucinta do local e situação, e com a enumeração de todos os personagens em cena.
    • Seguiria alternando os nomes dos personagens com os seus diálogos, como em qualquer guião.
    • E daria um ênfase especial aos efeitos sonoros.

    Tanto quanto consigo imaginar, numa rádio novela devem funcionar os mesmos mecanismos dramáticos usados em qualquer outra estória: bons personagens, conflitos fortes, surpresas permanentes, e um crescendo de tensão dramática.

    Se algum leitor tem uma resposta mais útil do que esta, ou me fizer chegar  modelos de guião de rádio novela,  terei todo o prazer em partilhá-los aqui.

     

    5 comentários em “Perguntas e Respostas: guiões de rádio novelas”

    1. ora viva

      Se a relação texto/tempo for semelhante à da publicidade, 120 palavras de diálogo equivaleriam, grosso modo, a um minuto de rádio novela…

      Digo isto sem qualquer certeza de que os dois formatos sejam semelhantes quanto a isso.

      Abraços

    2. esqueci-me disto:
      talvez a indicação “SFX:” seguida da descrição do efeito sonoro fosse uma boa forma de salientar os efeitos sonoros, tal como o João referiu.

    3. procuro por uma novela que tem como tema a revolução cubana
      os tres irmaos batista, fala de fidel castro, che guevara etc.
      foi ao ar na minha cidade por volta dos anos 70

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.