No sábado passado organizei uma pequena sessão de cinema para alguns amigos, para lhes mostrar o filme Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus. Foi com prazer que o revi também.
Apesar de sofrer das limitações de uma produção mais modesta do que a estória exigia (o dinheiro nunca chega…), acho que ficou bem simpático. É um filme fluente, de ritmo rápido, bem filmado, com uma estória emocionante construída à volta de um personagem muito forte, Aristides de Sousa Mendes. São pontos positivos a seu favor e isso ter-lhe-á valido alguma simpatia do público, numa época em que poucos filmes portugueses a conseguem ganhar.
A projecção lembrou-me também que ainda não tinha publicado o seu argumento aqui no site. Chegou agora a altura de o fazer.
A versão aqui publicada é a que serviu de base à produção. Foi reescrita por mim com base numa versão anterior, da autoria do co-realizador João Correia e do guionista António Torrado.
Penso que será uma leitura interessante para quem se interesse por guionismo. Mais interessante ainda se for acompanhada pelo visionamento do filme, já disponível em DVD. A comparação entre um e outro podem ensinar muito sobre todas as vicissitudes e transformações que um guião sofre até chegar ao grande ecrã.
Em última instância, mesmo que não se interesse pelo guião em si, ficará a conhecer a estória de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português em Bordéus que, no verão de 1942, e durante a invasão de França pelos nazis, emitiu 30.000 vistos a judeus, desobedecendo directamente às ordens de Salazar. E só Deus sabe como esse herói português merece todas as homenagens que lhe possam ser feitas.
Boa leitura.
Uma boa leitura. Muito fluído e com algumas soluções muito interessantes, sobretudo a nível de estrutura.
Obrigado por disponibilizar o guião. Tomara que fossem mais as hipóteses de ler guiões de filmes portugueses.
Obrigado!
Pingback: JOÃO NUNES | prémios Sophia | O meu guião para o "O Cônsul de Bordéus" foi nomeado para os prémios Sophia | cinema português, O Cônsul de Bordéus, prémios, Sophia, trabalho |
Onde vejo o filme no Brasil ? parabens
Obrigado. Infelizmente não sei indicar formas (legais) de ver neste momento o filme no Brasil.
Correção- a atriz apresentada como Ana Cristina Oliveira não corresponde. Na verdade, fui eu que participei no filme.
Ilustres senhores gostaria de obter uma cópia do filme O Consul de Bordeus.
Penso que está à venda nas lojas do sector. Espero que goste.
Onde poderei adquirir o DVD do filme? Não enviam para casa?
Pode tentar aqui: https://www.fnac.pt/Aristides-de-Sousa-Mendes-O-Consul-de-Bordeus-VITOR-NORTE-CARLOS-PAULO-DVD-Zona-2/a680700#st=o+c%C3%B4nsul+de+bord%C3%A9us+DVD&ct=Todos+os+produtos&t=p