≡ Menu
Perguntas & Respostas: Formato dos guiões

 

Tenho uma dúvida muito ele­men­tar: parece que os ame­ri­ca­nos têm umas regras for­mais bas­tante res­tri­tas (tipo de letra Cou­rier 12, as mar­gens para cada sec­ção, etc.) e até mesmo quanto ao modo como se deve “enca­der­nar” um guião que vamos enviar a alguém: papel com 3 furos, levando 2 tachas (creio eu… como li em inglês, não sei ao certo se é isto que que­rem dizer), uma no furo de cima e outra no de baixo, ficando o do meio vazio. Por­tanto, o que mais me inte­ressa saber, é se estas regras são uni­ver­sais ou ape­nas ame­ri­ca­nas. — Gonçalo

Gon­çalo, essas regras tão estri­tas têm uma razão de ser: ten­tar garan­tir que cada página do guião cor­res­ponda, em média, a um minuto de filme final.

É claro que essa equi­va­lên­cia nunca é exacta, pois há outras variá­veis a ter em conta: o estilo de escrita do gui­o­nista; o género do filme (comé­dia, acção, drama, etc.); o modo de fil­mar do rea­li­za­dor; as con­di­ções de pro­du­ção; etc. Mas serve pelo menos para dar uma ideia muito apro­xi­mada da dimen­são do filme – se o lei­tor[1] tiver uma resma de papel nas mãos, sabe ime­di­a­ta­mente que aquele filme vai ser muito grande e difi­cil­mente será pro­du­zido den­tro das con­di­ções nor­mais da indústria.

Esse for­mato serve tam­bém para sepa­rar rapi­da­mente os pro­fis­si­o­nais dos ama­do­res. Se um gui­o­nista não se deu ao tra­ba­lho de cui­dar da forma (incluindo a revi­são dos erros orto­grá­fi­cos) há uma pro­ba­bi­li­dade razoá­vel de que o con­teúdo tam­bém não seja muito bom. E para um lei­tor sobre­car­re­gado de guiões para ler, os guiões “ama­do­res” são os pri­mei­ros a sal­tar da lista.

Uma ter­ceira razão para res­pei­tar as regras é que o guião vai ser­vir de ins­tru­mento de tra­ba­lho para mui­tas pes­soas, no decurso da pro­du­ção do filme. Se ele esti­ver escrito de uma forma nor­ma­li­zada, nin­guém vai ter dúvi­das sobre o que o autor quis dizer em cada cena.

Dito isto, o “fun­da­men­ta­lismo” das regras de for­mato que des­cre­veu é muito espe­ci­fi­ca­mente ame­ri­cano. Em outros paí­ses, incluindo Por­tu­gal, há um pouco mais de lati­tude na forma de apre­sen­tar os argu­men­tos. No entanto, um guião pro­fis­si­o­nal tem carac­te­rís­ti­cas muito seme­lhan­tes em qual­quer parte do mundo, e res­pei­tar essas carac­te­rís­ti­cas é um bom ponto de par­tida para garan­tir que ele venha a ser con­si­de­rado para produção.

Só por curi­o­si­dade: a razão por­que os ame­ri­ca­nos usam ape­nas duas tachas nos três furos é que, reti­rando uma delas, fica mais fácil ler o guião; reti­rando as duas, fica mais fácil fotocopiá-​​lo. Em Por­tu­gal usam-​​se nor­mal­mente as enca­der­na­ções de argo­las que, faci­li­tando a lei­tura, difi­cul­tam imenso as foto­có­pias. Actu­a­li­za­ção: se qui­ser um modelo em word para for­ma­tar cor­rec­ta­mente o seu guião, veja este artigo mais recente.

Notas de Rodapé

  1. O “lei­tor” é um pro­fis­si­o­nal (mui­tas vezes um argu­men­tista em iní­cio de car­reira) que lê os guiões que são envi­a­dos às pro­du­to­ras e estú­dios, fazendo o seu resumo, aná­lise e reco­men­da­ção. Esse rela­tó­rio pre­li­mi­nar serve para os pro­du­to­res e exe­cu­ti­vos esco­lhe­rem os guiões que eles pró­prios vão ler, no meio dos mui­tos que lhes che­gam às mãos.[]

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

9 comentários… add one

  • rui 26/03/2008, 13:53

    olha tenho varias duvias….

    -onde posso encontar um leitor para ler o meu guao?
    -o meu guiao est´em portugues posso enontar algum leitor americano para ele ler?
    ajudem-me please!!

  • Eduardo 01/10/2008, 18:28

    Bom dia, boa tarde, boa noite caro colega, sou iniciante na escrita de guiões, e gostaria de saber as regras ( todas ) de escrita. se alguem me podesse ajudar.
    Obrigado :D

  • Rangel Luiz dos San 01/06/2012, 12:59

    Uso Celtx para produzir o guião. Mas ele não faz a justificação do texto, acho horrível. Será que devo passar o texto para o word e formatá-lo lá?

    • João Nunes 01/06/2012, 16:28

      Se estiver a usar o modelo certo para escrever o guião (menu: Ficheiro/Novo Projeto/Filme) o CeltX vai formatá-lo de acordo com as normas da indústria. E as normas dizem que o texto não deve ser justificado, nem centrado, mas sim alinhado à esquerda, e com determinadas distâncias das margens.
      Não deverá alterar nada disso, da mesma forma que não deverá usar outro tipo de letra que não o Courier 12pts. Eu não gosto particularmente desse tipo de letra, mas nunca me passaria pela cabeça usar outro. Há razões práticas e históricas para respeitar essas normas, que estão descritas no artigo em cima.
      Já vi guiões escritos com outras normas e tipos de letra, mas sempre passam uma ideia de amadorismo.

  • MAriana 11/07/2013, 11:22

    Estou prestes a fazer um casting para uma novela . gostaria que me enviasse por mail um guião qualquer para eu poder treinar . obrigada :-)

    • João Nunes 12/07/2013, 12:01

      Pode baixar diversos guiões na minha página de Recursos: http://joaonunes.com/recursos/
      Não são de novels, porque nunca escrevi nenhuma, mas para o efeito de treino, ou melhor, ensaio, acho que servem.
      Boa sorte.

  • Ricardo Vasques 11/11/2013, 17:14

    Olá João,
    pois é com muito prazer que visitei a tua pág. Desconhecia por completo, e caí aqui por mero acaso,….e ainda bem ! pois dá muito prazer ler e apreender com as tuas explicações ! Há perto de 25 anos que me encontro na área do áudio visual! comecei por assistente, responsável por iluminação, operador de imagem, e a seguir já não fazia sentido editarem as minhas imagens,..logo, dediquei-me á edição de uma forma completa ! Edito em sistemas grass valley, ganhei mta experiência em 3D, efeitos visuais, áudio, animações 2D, etc !
    Com o decorrer da vida, as ambições aumentam,. Neste momento estou a tentar realizar um programa com vários episódios sobre Portugal.
    Era mais fácil, a fazer para outros, agora estou numa posição de ter uma excelente equipe que pretende que os direcione e andemos com isto ! È possível dares-me umas diretrizes ? Desde já o meu obrigado, e muitos parabéns pela tua pág ! continua ! abraço

    • João Nunes 11/11/2013, 17:48

      Um conselho que lhe posso dar é que não tenha receio de investir nos guiões. O que eventualmente possa gastar a mais para ter um bom conjunto de guiões para a sua série, bem pesquisados e bem escritos, será seguramente recuperado com juros na fase de produção.

  • Ricardo Vasques 11/11/2013, 17:30

    Olá João,…..realmente é um verdadeiro prazer ler os teus artigos, explicações, etc !
    Tal como disse anteriormente, pretendo desenvolver um programa TV composto por vários episódios ! Pretendo também que não só seja único como bastante profissional! percebo de todas as áreas dentro do mundo dos áudio visuais, menos esta………..ser realizador escrevendo guiões de forma a que as próprias TV’s internacionais deêM RECONHECIMENTO ! Agradecia mesmo que me pudesses dar alguma orientação !Obrigado e parabéns mais uma vez ! Abraço

Partilhe aqui as suas ideias e experiência