Perguntas & Respostas: Formato dos guiões

 

Tenho uma dúvida muito elementar: parece que os americanos têm umas regras formais bastante restritas (tipo de letra Courier 12, as margens para cada secção, etc.) e até mesmo quanto ao modo como se deve "encadernar" um guião que vamos enviar a alguém: papel com 3 furos, levando 2 tachas (creio eu… como li em inglês, não sei ao certo se é isto que querem dizer), uma no furo de cima e outra no de baixo, ficando o do meio vazio. Portanto, o que mais me interessa saber, é se estas regras são universais ou apenas americanas. — Gonçalo

Gonçalo, essas regras tão estritas têm uma razão de ser: tentar garantir que cada página do guião corresponda, em média, a um minuto de filme final.

É claro que essa equivalência nunca é exacta, pois há outras variáveis a ter em conta: o estilo de escrita do guionista; o género do filme (comédia, acção, drama, etc.); o modo de filmar do realizador; as condições de produção; etc. Mas serve pelo menos para dar uma ideia muito aproximada da dimensão do filme – se o leitor[1] tiver uma resma de papel nas mãos, sabe imediatamente que aquele filme vai ser muito grande e dificilmente será produzido dentro das condições normais da indústria.

Esse formato serve também para separar rapidamente os profissionais dos amadores. Se um guionista não se deu ao trabalho de cuidar da forma (incluindo a revisão dos erros ortográficos) há uma probabilidade razoável de que o conteúdo também não seja muito bom. E para um leitor sobrecarregado de guiões para ler, os guiões "amadores" são os primeiros a saltar da lista.

Uma terceira razão para respeitar as regras é que o guião vai servir de instrumento de trabalho para muitas pessoas, no decurso da produção do filme. Se ele estiver escrito de uma forma normalizada, ninguém vai ter dúvidas sobre o que o autor quis dizer em cada cena.

Dito isto, o "fundamentalismo" das regras de formato que descreveu é muito especificamente americano. Em outros países, incluindo Portugal, há um pouco mais de latitude na forma de apresentar os argumentos. No entanto, um guião profissional tem características muito semelhantes em qualquer parte do mundo, e respeitar essas características é um bom ponto de partida para garantir que ele venha a ser considerado para produção.

Só por curiosidade: a razão porque os americanos usam apenas duas tachas nos três furos é que, retirando uma delas, fica mais fácil ler o guião; retirando as duas, fica mais fácil fotocopiá-lo. Em Portugal usam-se normalmente as encadernações de argolas que, facilitando a leitura, dificultam imenso as fotocópias. Actualização: se quiser um modelo em word para formatar correctamente o seu guião, veja este artigo mais recente.

Notas de Rodapé

  1. O "leitor" é um profissional (muitas vezes um argumentista em início de carreira) que lê os guiões que são enviados às produtoras e estúdios, fazendo o seu resumo, análise e recomendação. Esse relatório preliminar serve para os produtores e executivos escolherem os guiões que eles próprios vão ler, no meio dos muitos que lhes chegam às mãos.[]

Estes artigos talvez lhe interessem

11 comentários

  • rui 26/03/2008   Deixe uma resposta a →

    olha tenho varias duvias….

    -onde posso encontar um leitor para ler o meu guao?
    -o meu guiao est´em portugues posso enontar algum leitor americano para ele ler?
    ajudem-me please!!

  • Eduardo 01/10/2008   Deixe uma resposta a →

    Bom dia, boa tarde, boa noite caro colega, sou iniciante na escrita de guiões, e gostaria de saber as regras ( todas ) de escrita. se alguem me podesse ajudar.
    Obrigado :D

  • Rangel Luiz dos San 01/06/2012   Deixe uma resposta a →

    Uso Celtx para produzir o guião. Mas ele não faz a justificação do texto, acho horrível. Será que devo passar o texto para o word e formatá-lo lá?

    • João Nunes 01/06/2012   Deixe uma resposta a →

      Se estiver a usar o modelo certo para escrever o guião (menu: Ficheiro/Novo Projeto/Filme) o CeltX vai formatá-lo de acordo com as normas da indústria. E as normas dizem que o texto não deve ser justificado, nem centrado, mas sim alinhado à esquerda, e com determinadas distâncias das margens.
      Não deverá alterar nada disso, da mesma forma que não deverá usar outro tipo de letra que não o Courier 12pts. Eu não gosto particularmente desse tipo de letra, mas nunca me passaria pela cabeça usar outro. Há razões práticas e históricas para respeitar essas normas, que estão descritas no artigo em cima.
      Já vi guiões escritos com outras normas e tipos de letra, mas sempre passam uma ideia de amadorismo.

  • MAriana 11/07/2013   Deixe uma resposta a →

    Estou prestes a fazer um casting para uma novela . gostaria que me enviasse por mail um guião qualquer para eu poder treinar . obrigada :-)

  • Ricardo Vasques 11/11/2013   Deixe uma resposta a →

    Olá João,
    pois é com muito prazer que visitei a tua pág. Desconhecia por completo, e caí aqui por mero acaso,….e ainda bem ! pois dá muito prazer ler e apreender com as tuas explicações ! Há perto de 25 anos que me encontro na área do áudio visual! comecei por assistente, responsável por iluminação, operador de imagem, e a seguir já não fazia sentido editarem as minhas imagens,..logo, dediquei-me á edição de uma forma completa ! Edito em sistemas grass valley, ganhei mta experiência em 3D, efeitos visuais, áudio, animações 2D, etc !
    Com o decorrer da vida, as ambições aumentam,. Neste momento estou a tentar realizar um programa com vários episódios sobre Portugal.
    Era mais fácil, a fazer para outros, agora estou numa posição de ter uma excelente equipe que pretende que os direcione e andemos com isto ! È possível dares-me umas diretrizes ? Desde já o meu obrigado, e muitos parabéns pela tua pág ! continua ! abraço

    • Um conselho que lhe posso dar é que não tenha receio de investir nos guiões. O que eventualmente possa gastar a mais para ter um bom conjunto de guiões para a sua série, bem pesquisados e bem escritos, será seguramente recuperado com juros na fase de produção.

  • Ricardo Vasques 11/11/2013   Deixe uma resposta a →

    Olá João,…..realmente é um verdadeiro prazer ler os teus artigos, explicações, etc !
    Tal como disse anteriormente, pretendo desenvolver um programa TV composto por vários episódios ! Pretendo também que não só seja único como bastante profissional! percebo de todas as áreas dentro do mundo dos áudio visuais, menos esta………..ser realizador escrevendo guiões de forma a que as próprias TV’s internacionais deêM RECONHECIMENTO ! Agradecia mesmo que me pudesses dar alguma orientação !Obrigado e parabéns mais uma vez ! Abraço

Deixe a sua opinião ou comentário: