CeltX chega à versão dois ponto cinco com novas funções

O software de escrita de guião gratuito CeltX, que eu não me canso de recomendar, chegou à versão 2.5. E com este degrau introduz uma das mais aguardadas funções, que ainda distinguiam os softwares muito mais caros como o Final Draft: a capacidade de "bloquear" a numeração das páginas de um guião para a produção, e começar a acrescentar cenas A e B.

UPDATE RÁPIDO: depois de uma primeira verificação, parece que ele bloqueia efetivamente o número das cenas, mas não faz o mesmo para o número das páginas. Ou seja, cria cenas A e B, e omite cenas sem alterar a numeração das seguintes. No entanto não cria páginas A e B, ou seja, altera a númeração das páginas do guião, impedindo o uso de páginas azuis, e rosas, etc. O que quer dizer que é um bom esforço, mas ainda não alcança completamente os softwares profissionais.

Mesmo assim, pode ser que com isso comece a ser adotado pelas produtoras portuguesas, poupando muito trabalho e chatices decorrentes da conversão de ficheiros para o Word. Ainda não o experimentei, mas só essa notícia já me deixou mais bem disposto. Pode encontrá-lo aqui.

Deixe a sua opinião ou comentário: