Sabatina: 21-06-2008

A Sabatina desta semana é dedicada aos escritores de férias. Começo com um apanhado de 25 softwares para escrita, acompanhado por outros 100 recursos da internet, e mais um especial para os portugueses.

Sigo com dois artigos muito interessantes para quem escreve para televisão e cinema: um sobre o funcionamento das salas de escritores, o outro sobre como dar (e receber) notas para as reescritas. Quem dera que todos os produtores os lessem.

Continuo com um artigo sintético sobre escrita eficiente, que de certa forma resume os indispensáveis Elements of Style (em .pdf) de William Strunk, Jr..

E termino com três artigos de inspiração e um de puro gozo: como contar uma grande estória; como desenvolver ideias criativas; a importância da imaginação (discurso de J.K.Rowling aos alunos de Harvard); e a versão resumida do guião do último Indiana Jones, escrita por quem detestou o filme.

Sabatina: 21-06-2008

Este Artigo Tem Um Comentário

  1. Jorge

    Caro
    João

    Para quando o regresso das sabatinas? Creio que não falo só por mim quando
    digo que fazem muita falta todas aquelas referências interessantes que nos
    propunha.

    Um abraço.
    Jorge.

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.