Olá! Vi o seu pdf de um guião e gostaria de saber se é indispensável escrevê-lo daquela forma. Não poderei colocar as indicações cénicas entre parêntesis e as falas com o nome da personagem a anteceder essa mesma fala?
Pedro
Olá Pedro,
Com pequenas variações, este é o formato certo para escrever para cinema, em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo. É o formato que possibilita que, em média, cada página de guião corresponda a um minuto de filme. É também o formato que produtores, financiadores, atores e técnicos estão habituados a ler e a utilizar. Escrever noutro formato marca-o automaticamente como alguém de fora desse mundo, o que, como perceberá, não é muito útil.
A utilização de um modelo para word como eu apresento neste site, ou de um software específico para escrita de guião, torna muito fácil escrever nesse formato. Não há, pois, nenhuma razão para usar outra apresentação para os seus guiões.
Nos guiões de televisão, em Portugal, usa-se muitas vezes um formato diferente, mas que também não corresponde a esse que descreve. O formato de que fala, se o entendo bem, usa-se por vezes para a escrita de textos teatrais, onde há mais variedade de soluções.
Boas escritas,
João Nunes
Atualizado em 2025-01-13
Pingback: joaonunes.com» Destaque Guionismo » Se não viu o episódio leia o guião
Pingback: Quer formatar correctamente os seus guiões?
Pingback: João Nunes | Fountain | Tutorial: Como escrever um guião em Fountain - primeira parte | Fountain, guião, roteiro, técnica, tutoriais |