Um excelente modelo do Word para guiões

Tenho vindo a recomendar neste blogue, para quem não queira investir na compra de um software profissional de escrita de guião como o Screenwriter, a utilização do excelente CeltX, gratuito, simples e multiplataforma. Escrevi até um tutorial com os primeiros passos na sua utilização.

Mas muitos leitores continuam a escrever-me pedindo que lhes envie um modelo para utilizar no Word, que desenvolvi há algum tempo atrás. Em vez disso, vou passar a sugerir-lhes um belíssimo e completo template que descobri no sempre útil site do guionista brasileiro Fernando Marés de Souza, Roteiro de Cinema.

 

O modelo, que se chama "Passista", tem todos os estilos necessários para começar a trabalhar imediatamente, e vem com uma primeira página de instruções muito útil. Podem baixá-lo a partir do site original, a partir de aqui. Se por acaso esse link deixar de funcionar, o modelo fica também disponível aqui.

Boas escritas.

Um excelente modelo do Word para guiões

Este Artigo Tem 13 Comentários

  1. João, que bom saber que ainda tem gente que quer usar o template. Até me animei pra fazer uma nova versão…

    1. Joao Lopes

      Boas. O modelo publicado não tem todos os atalhos e não formata em condições cabeçalhos do tipo Int, Ext no word 2007.
      Talvez deve-se repensar em fazer um update. Ficaria muito grato. Obrigado.

      1. João Nunes

        Olá, conforme deixei claro no artigo, não sou eu o autor do modelo referido, por isso não tenho qualquer possibilidade (nem obrigação) de fazer updates. E como tenho dito e repetido várias vezes aqui no blogue, a minha sugestão é usar programas como o CeltX, gratuito, que trata perfeitamente de todos os aspetos da formatação de um guião.

  2. João Nunes

    Olá Fernando,
    É incrível, mas continuo a receber (e, infelizmente, a ter de trabalhar sobre…) muitos guiões escritos sem recurso a modelos ou softwares próprios. Estou neste preciso momento a rescrever um guião que me chegou nessas condições, com cada parágrafo (mal) formatado “à mão”, o que me obrigou a um trabalho enorme só para o pôr na apresentação correcta. Fiquei cansado ainda antes de começar a pensar no conteúdo…
    Por isso, se fizer uma nova versão do Passista, terei todo o gosto em divulgá-la aqui no blogue. Como digo acima, sou um grande defensor do CeltX (embora prefira o Screenwriter) mas o seu modelo para Word simplifica muito o trabalho a quem não queira arriscar na curva de aprendizagem destes softwares específicos.
    Abraço,
    João Nunes

  3. ana marques

    boa tarde!!! OLa sabes a onde posso eu, conseguir guiões de musicais…. pois queriamos fazer um projecto em que passaria por ter um musical mas já andei a pesquizar aki na net não encontrei nada de especial… se poder ajudar agradecia…

    1. Fernando Marcelino Vasques Cepêda

      ola Ana! Embora a sua questao reporte 11 anos, informe-me p.f. se conseguiu o guiao musical que pretendia pois queria organizar um espetaculo com alunos de musica que estao numa residencia de estudantes onde sou director.

      Agradeço.

  4. Sónia Ferreira

    Olá João,

    Gostaria de saber exactamente como formatar o guião para televisão mais concretamente para uma telenovela.

    Obrigada

  5. Confesso que foi por milagre que encontrei este blog e me ajudou bastante você tem um coração filantropico.

  6. António Ferro

    Sou músico, nos últimos dez anos tenho escrito. Estou neste momento a escrever uma peça de teatro e o Óscar Branco, com quem trabalhei (como músico) em duas peças dele, falou-me de vocês!!!

  7. Ilídio Moreira

    Olá Nunes!
    Sou um curioso nestas coisas de guiões. Nem sequer sei ainda o indispensável, mas estou caminhando. Estava numa pesquisa e dei por ti. Gostei das dicas.

    Êxitos.

    Moreira.
    Estudante de Comunicação,

    1. João Nunes

      Boa sorte nas suas pesquisas e escritas, Moreira. O importante é nunca desistir.

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Próximo ArtigoRead more articles

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.