Avançar para o conteúdo

Vejam cinema português: The Lovebirds

    Rogério Samora

    Rogério Samora em "The Lovebirds"

    O que é o "cinema português" ? É muitas coisas diferentes, em muitos formatos, estilos e registos diferentes. E felizmente que assim é, ou não teríamos filmes como "The Lovebirds", de Bruno de Almeida.

    Jorge Leitão Ramos escreve-lhe rasgados elogios: "Olhando amorosamente vários personagens apenas esboçados em ténues fios de história, filmando Lisboa como nunca ninguém antes – salvo Fernando Lopes, é claro – a olhara (um misto de calor, enamoramento e nostalgia), The Lovebirds gosta dos seus comparsas, nossos próximos e consegue cumpliciar-nos nessa atitude".

    António-Pedro Vasconcelos acrescenta: "Sem paciência para esperar pelos absurdos concursos do ICA a que se condenou o cinema português, o Bruno pegou nos amigos e numa câmara digital e decidiu cruzar seis pequenas histórias passadas em Lisboa, com personagens portuguesas e americanas (além de um taxista de leste, o notável Dmitry Bogomolov), histórias que falam de derrotas e frustrações, de solidão e de fracassos, filmadas, com uma infinita ternura e compaixão, entre Alfama e o Bairro Alto, com o Tejo por fundo. (…) O que é importante num filme? Rostos e olhares. Emoções e sentimentos. Nas vésperas de começar um filme ‘normal’, fez-me bem que o Bruno me relembrasse esta grande verdade."

    O filme estreou quinta nos cinemas El Corte Inglês e no Alvaláxia e o realizador enviou um apelo a todos os amigos, em termos que dão uma visão muito crua da realidade do nosso mercado: "As pessoas tem adorado e a critica também. Essas são as boas notícias…. as más noticias são que se até domingo à noite eu não tiver 1500 espectadores tiram o filme de cartaz… sim, é assim tão frio… são os tempo em que vivemos – as leis do mercado. Por isso preciso de vocês: pfv vão ver o filme este fim de semana – para a semana pode já não lá estar! Se conseguirmos uma segunda semana, o boca-a-boca já se espalha e o filme tem hipóteses de existir num mercado onde quase tudo são filmes de Hollywood. Apôem o nosso cinema. Espalhem a notícia, digam aos amigos, levem a família. Conto convosco!"

    "The Lovebirds" merece os elogios recebidos e a nossa atenção. Por isso, este fim de semana, em vez do "John Rambo", veja um bom filme português.

    UCI Cinemas – El Corte Inglés Sala 10
    14h, 16h, 18h, 20h, 22h, 24h
    Tel. 707232221

    Cinema Alvaláxia Sala 10
    14h, 17h, 19h, 22h10, 00h10
    Tel. 707 CINEMA
     

    7 card stud low7 card stud handsonline poker softwareonline poker bonuspoker videofree texas holdem poker download,free holdem line poker texas,free texas holdem pokergambling pokerfree online poker gamefree poker game downloadfree on line pokeramerican black card credit expressvisa credit card application formus bank credit cardno credit card application,no credit credit card applicationconsolidating credit card debtconsolidate credit card billcard credit machine processingach and credit card processingcredit card debt consolidation oregonbank secured credit card,well fargo bank secured credit cardfree prepaid credit cardbad card creditchase credit card servicescard credit online processing software,card credit free processing software,credit card processing softwareguaranteed acceptance credit card ukcard credit login mbnaapply business card credit onlinebank card credit orchard paymentcalculator card consolidation credit lo,credit card consolidation calculator,calculator card consolidation credit loa ?credit card processing service,card credit merchant processing service,card credit processing servicecredit card processing terminalvalid credit card numbers,discover credit card phone number,credit card numberscard credit debt reducingpremier bank credit cardcard consolidation credit debt reductionno annual fee credit card,annual card credit fee no secured,annual card credit fee no rewardcard credit machine processing,credit card processing machinecard cheap credit ukcheaper credit card ukcard credit debt negotiationcard credit mart wal,pay on wal mart credit card,wal mart credit card onlineunsecured credit card debt consolidation,card consolidation credit debt unsecurednational city bank credit card,bank card city credit national securedapplication canadian card credit visaprovidian credit card application,application card credit providianhsbc credit card account,hsbc credit card india,card credit hsbccard credit debt elimination informationshell gas credit cardcredit card free balance transferlow fixed interest credit card

    3 comentários em “Vejam cinema português: The Lovebirds”

    1. João Manuel Vicente

      Vi o filme hoje mesmo e quero que o Bruno saiba que amei o filme.
      Saber que foi ele o realizador, o montador e o operador de câmara leva-me a agradecer-lhe a si de modo muito particular o prazer de fruir do objecto artístico que produziu.
      Antes de mais, o som do filme. Que não existe salvo no que respeita às palavras das pessoas que lá estão. Para mim, não há lá som nenhum a mais, ficando esculpida de forma finalmente nítida no cinema português as palavras que os actores estão a dizer..
      Ainda no som, a ausência de sons redundantes permite que a poesia musicada pela voz do Camané surja ainda mais apaixonante..
      Os actores. O Fernando Lopes, magnética a sua representação, sedutora a sua voz, a cadência, a sua cara.. e a aura que irradia…magnífica ainda a interacção com o Rogério Samora que nitidamente deixou misturar – e bem e felizmente – a sua fascinação pessoal pelo Fernando na cena em que este tenta acender a cigarrilha…
      Lindíssimas as ruas autênticas, “não limpas”, “não limpadas” e tão usadas e vividas de alfama, da baixa, de algumas “catacumbas” da cidade..
      Particularmente bela a existencial e crua luz da manhã na lisboa antiga e o recorte de luz nos rostos e corpos do casal, na tal última cena…Que tempo parado ali, que tempo para sempre eterno ali! Lindo, perturbador, poético, triste e feliz e trágico!
      Isto o que eu senti. Mais num plano de análise racional, pareceu-me exposta no filme a questão da “empatia”, a vontade de alguém se idealizar no lugar do outro, de fazer a pergunta: como me sentiria se fosse eu que estivesse ali.
      Ou seja, a faculdade (que é às vezes também uma generosidade) de ver pelo ponto de vista do outro, de dar ao outro a possibilidade de ver ao nosso lado o que, do nosso ponto de visionamento, podemos ver, sentir e ser..
      Acabo como comecei: obrigado, amei este “The Lovebirds”.

    2. Vi o filme, gostei de muita coisa, desgostei de outras. Explico (ou talvez, não).
      Gostei das estórias que cada personagem nos conta, gostei da sensibilidade de cada estória, gostei muito de ver tantos e bons atores americanos ao lado de tantos e não menos bons portugueses ou ucrânianos (tambem tem uma brasileira) o que lhe deu um ar verdadeiramente global e não um ar afrancesado como costuma sêr.
      Disse “global” e não “internacional” porque para se sêr cinema “Internacional” não se podem usar Meios Técnicos tão pobres, que se reflectem no resultado final:
      – a camera a sêr “forçada” à noite revela-se um drama que prejudica quem filmou bem;
      – a compressão usada na edição é incompreensivel e retira qualidade a um excelente trabalho.
      – e o guião que tem 6 ou 7 boas estórias devia ter sido revisto por um guionista que lhe desse “conjunto” ou em americano falta-lhe o “storytelling” . (E era tão fácil de resolver – bastava que o táxista fizesse “cruzar” todas as histórias como se chegou a crêr que fosse acontecer mas não aconteceu).
      Este nome é para seguir no cinema português, tem vontade e sensibilidade e com €uros no Budget passa a “Internacional”.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.