Avançar para o conteúdo

Como resolver os seus problemas de backup com o Dropbox

    No sábado passado foi Dia Mundial do Backup. Eu atualizei os meus e, pelo Twitter, desafiei toda a gente a fazer o mesmo.

    É uma prática que pode salvar-nos incontáveis problemas e que eu não me canso de recomendar(.pdf).

    Ora, hoje em dia, quando se fala em sistemas de backup, fala-se inevitavelmente na opção de salvar os nossos arquivos "na nuvem". E a maneira mais simples de o fazer é usando o Dropbox.

    O Dropbox é uma combinação entre software que se instala no computador e uma assinatura num site externo. O programa cria uma pasta no nosso computador, que é sincronizada de forma automática e transparente com a sua pasta equivalente nesse servidor externo.

    Na sua versão gratuita o Dropbox tem uma capacidade de armazenamento de 2 GB, que pode ser ampliada mediante uma assinatura mensal. Mas 2 Gb, para arquivos de texto, é MUITO espaço.

    Dentro da pasta do Dropbox criei pastas para todos os projectos em que estou a trabalhar, ou em que trabalhei nos últimos meses. É lá que vou guardando as sucessivas versões dos trabalhos.Estas são, imediata e automaticamente, guardadas no servidor externo, algures 'na nuvem'.

    O Dropbox dá-nos ainda a possibilidade, se tivermos outro computador, de manter a pasta sincronizada entre os dois. É assim possível, por exemplo, trabalhar num documento em cas e, quando chegarmos ao escritório, continuar a trabalhar no mesmo documento, exactamente a partir do mesmo ponto.

    Também há apps para os smartphones e tablets, que nos permitem aceder aos nossos documentos a partir de qualquer lugar. Além disso, cada vez mais aplicações adotam o Dropbox como sistema de sincronização entre as suas versões de computador e de tablet.

    A grande vantagem do Dropbox é a transparência e automatismo. Instala-se uma vez e nunca mais se pensa no assunto. Sempre que estamos online o programa encarrega-se de sincronizar a pasta do computador com a pasta externa.

    Se acidentalmente perdermos ou apagarmos um ficheiro na pasta do computador esse ficheiro continuará lá no servidor externo. E não só ele, como todas as versões anteriores, não vá dar-se o caso de querermos voltar atrás no tempo e recuperar uma versão antiga do documento.

    A instalação demora cinco minutos e a segurança é absoluta. E se usar este link para se inscrever no Dropbox, ganha mais 500 Mb além dos 2 Gb de base (e eu ganho também espaço extra na minha assinatura).

    Do que está à espera para tirar mais esta preocupação da sua vida?

    11 comentários em “Como resolver os seus problemas de backup com o Dropbox”

    1. Olá João, tudo bem?! É uma grande emoção “falar” com você, sou brasileiro e há mais ou menos 2 anos enveredei pelo caminho da escrita de roteiros, principalmente para quadrinhos, mas com o passar do tempo e devido ao estudo da narrativa em si, passei a gostar de tudo quanto é tipo de roteiro! Bem, pra encurtar a conversa, minha dúvida é se você tem alguma informação sobre a “nuvem” do CELTX! Fico no aguardo e desde já agradeço! Um abraço!

      1. Pessoalmente, é a parte do CeltX que acho menos interessante. Com a possível excepção de poder partilhar trabalhos com outros utilizadores do CeltX, hoje há melhores (ou pelo menos mais universais) soluções de nuvem e de partilha, como por exemplo o Dropbox. Mas confesso que não explorei o assunto recentemente, por isso pode ter-me escapado alguma coisa e posso estar a ser injusto.

        1. Muito obrigado pela atenção! Comecei a usar o Dropbox e por enquanto estou gostando da versão paga, pena que meu inglês é muito precário, mas ainda assim é muito fácil utilizar o Dropbox!
          Antes que eu esqueça de novo, gostaria de agradecer pelas dicas e por compartilhar tanto conhecimento com todos e de graça! Um grande abraço e até a próxima!

          1. Uma sugestão que talvez ajude. Quando está na página principal da sua conta no site do Dropbox tem, do lado esquerdo, em baixo, um pequeno menu que diz MORE. Se o escolher tem várias opções, entre as quais LANGUAGE – língua. Não tem português como opção, mas tem espanhol, que costuma ser mais fácil para nós. Boa sorte e espero que goste do Dropbox tanto quanto eu.

      2. João,

        Valeu pela dica, me inscrevi através do seu link. Já tinha usado um HD Virtual, mas não tinha gostado muito. O Dropbox, no entanto, parece bem melhor que esse outro que eu tinha usado.

        abraços,
        Maurício

      3. Caro João Nunes,

        Desaconselho-o vivamente a colocar os seus trabalhos no dropbox ( ou qualquer outra rede pública) sem encriptação. O acesso a este storage não é controlado pelo utilizador: os administradores, operadores de sistema e de backups, etc podem aceder aos conteúdos e numa multinacional a probabilidade de alguém falar português é algo elevada. Sem falar nos bugs e falhas de segurança do produto… Experimente dar uma vista de olhos pelo truecrypt, é fácil de utilizar e apenas tem de criar o ficheiro dentro do dropbox. My 5 cents… :-)

        1. Obrigado pela sugestão. Compreendo a sua preocupação, e pode ser que outros leitores a achem muito útil. No meu caso específico, tenho algumas reticências:

          • não tenho nada gravado no Dropbox que seja tão “secreto” que causasse danos irreversíveis à minha vida se alguém lhe acedesse. Sobretudo, não tenho nada que um IT desonesto pudesse tentar converter em dinheiro ou outra vantagem;
          • além disso, confio na lei dos grandes números para me proteger do pequeno risco associado: há tantos utilizadores deste serviço, e tão poucas razões para vir especificamente à minha procura (não sou a Scarlet Johanson;-)
          • finalmente, essa encriptação prejudicaria uma das principais vantagens deste serviço, que é eu poder aceder aos meus documentos a partir de qualquer outro computador ou até do meu iPhone.

          De qualquer forma vou procurar esse TrueCrypt porque pode ser vantajoso no caso de eu querer proteger algum ficheiro específico.

      4. Pingback: João Nunes | escrever um filme | Os melhores programas para escrever um filme - a minha seleção | CeltX, Final Draft, Fountain, guionismo, Highland, programas, roteirismo, Scrivener, software, técnica |

      5. Queria guardar uns arquivos na nuvem, fora do meu HD. Sabe dizer se é possível com dropbox, ou este só sincroniza?

        Obrigada

      6. Pingback: JOÃO NUNES | aplicativos de escrita | Quatro aplicativos de escrita essenciais para um guionista | escrita, Final Draft, guião, roteiro, Scrivener, técnica |

      Deixe um comentário

      O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

      This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.