Avançar para o conteúdo

Slugline, um novo software para escrever um guião

    Na semana passada publiquei um artigo com primeira parte de um tutorial sobre a sintaxe de escrita de guiões em texto simples Fountain. Nele fazia uma referência às opções de programas para usar com esta sintaxe.

    O artigo já ficou desatualizado.

    No fim da mesma semana um dos criadores dessa linguagem, Stu Maschwitz, lançou um aplicativo para Mac dedicado especificamente a escrever um guião em Fountain.

    Chama-se Slugline e é excelente.

    O programa tem uma implementação praticamente perfeita da linguagem Fountain. Tudo o que eu tinha imaginado que um programa destes poderia ter está em Slugline.

    Como funciona o Slugline

    Conforme escrevemos o texto do guião, respeitando as dez regras de formatação que explico no tutorial acima mencionado, Slugline reconhece-as e formata a página corretamente.

    Por exemplo, na sintaxe Fountain o elemento Personagem é definido como uma linha de texto escrita em maiúsculas e seguida imediatamente por uma linha de Diálogo ou de Parênteses.

    Se escrevermos uma linha que respeite esta regra, Slugline reconhece instantaneamente que se trata de um nome de Personagem e formata-a como tal.

    Dessa forma, o que num editor de texto “vulgar” apareceria apenas como

    JOÃO
    (gritando)
    Está alguém em casa?

    MARIA (O.S.)
    Aqui em cima.

    no Slugline é imediatamente visualizado como

    imagem 1 slugline

      

    Melhor ainda, se começarmos a escrever a linha seguinte com um “J” ele já nos propõe alternativas, incluindo o nome “JOÃO”, que entretanto memorizou. Basta seleccionar essa opção e ele introduz a nova linha de personagem.

    No final da escrita Slugline permite-nos imprimir o guião ou exporta-lo para PDF. Permite ainda, numa colaboração ativa com o outro criador de Fountain, John August, enviar o ficheiro para o seu programa Highland, onde pode ser exportado para o formato Final Draft.

    imagem 2 slugline

    Tudo isto, recordo, com um ficheiro de texto simples, leve, estável, e que pode ser lido e editado em qualquer editor de texto, em qualquer plataforma ou sistema operativo.

    Atualização: Este vídeo dos criadores de Slugline demonstra na prática o que tentei explicar acima.

    Welcome to Slugline from Slugline on Vimeo.

    Conclusão

    Slugline tem muitas outras opções que ainda estou a explorar, como um outline interativo, notas, sinopses das cenas, etc. É um programa simples, eficiente e bonito.

    Mais importante ainda, parece ser suficientemente estável para poder ser usado num trabalho profissional.

    Fiquei tão convencido que converti o guião que estou a escrever neste momento (no Final Draft) para o formato Fountain e vou terminá-lo no Slugline.

    É claro que o Final Draft tem muitas opções que o Slugline ainda não tem – como a numeração de cenas – e outras que provavelmente nunca terá – como o bloqueio de páginas ou o modo de revisão.

    Mas para a primeira parte do processo de escrever um guião – a parte de “escrever” – Slugline parece ser uma opção quase perfeita.

    Pode conhecer melhor o Slugline aqui ou comprá-lo na AppStore da Apple

    3 comentários em “Slugline, um novo software para escrever um guião”

    1. Será que irá demorar muito uma versão para o Windows? Lógico que vc não tem como responder isto, estou apenas especulando….rsrs

      1. Para ser sincero, acho pouco provável que venha a haver versão Windows. Estes pequenos editores de software normalmente não investem em duas versões diferentes. Acho mais provável que algum outro pequeno editor, especializado no Windows, pegue na ideia e faça um software semelhante para essa plataforma. Mas não há como prever.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.