Avançar para o conteúdo

Final Draft lança nova versão

    Já falei aqui várias vezes do Final Draft. É o software profissional de escrita de guião que escolho para finalizar praticamente todos os meus trabalhos.

    Apesar das alternativas cada vez mais populares, continua a ser o software padrão para a maior parte dos guionistas profissionais. É por isso que cada nova versão do Final Draft merece a nossa atenção.

    final draft 9 imagem

    A versão 9, apresentada há poucos dias, traz algumas novidades interessantes. As principais diferenças encontram-se na parte dos apoios à concepção e estruturação das estórias, e à navegação no script. Além da possibilidade de saltar de cena em cena, agora é fácil saltar de personagem em personagem, ou de anotação em anotação.

    O Final Draft é um software caro, com um valor de 199$. O valor de upgrade é um pouco mais razoável – 79$. Mas se pensarmos que mesmo com o valor de upgrade é possível comprar qualquer uma das alternativas que recomendei num artigo anterior então a decisão fica mais complicada. Principalmente agora que guionistas como John August já escrevem apenas em softwares muito mais simples e baratos.

    Pessoalmente não vou fazer já o upgrade, porque infelizmente o Final Draft tem uma tradição de lançar novas versões cheias de bugs. Vou esperar que saiam uma ou duas declinações com as correcções desses erros iniciais e depois considerarei as vantagens de atualizar para esta versão.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.