Avançar para o conteúdo

Aprenda guionismo com Aaron Sorkin

    Aaron Sorkin, o autor de filmes como A Few Good Man, The Social Network e Steve Jobs, e de séries inesquecíveis como The West Wing e The Newsroom, é o mais recente mentor de cursos do site MasterClass.

    O seu curso online incluirá mais de 5 horas de aulas em vídeo, distribuídas em 25 lições, em que ele irá ensinar o essencial da escrita para cinema e televisão. As aulas versarão sobre narrativa, diálogo (onde Sorkin é reconhecidamente um mestre) e desenvolvimento de personagens, mas também sobre os aspetos mais práticos e comerciais da profissão, do ponto de vista de alguém que faz parte da indústria de Hollywood.

    As aulas são infelizmente em inglês, mas para quem tenha o domínio básico da língua será certamente um curso com que todos teremos muito a aprender. Com um custo de apenas $90 dólares americanos, escusado será dizer que já me escrevi. Até porque as aulas ficam disponíveis para sempre e podem ser revisitadas quantas vezes quisermos. É uma excelente forma de ocupar as horas livres que, neste período de verão, sempre vão surgindo.

    O site MasterClass tem vários outros cursos disponíveis ou a caminho, todos ministrados por alguns dos nomes de topo das suas profissões. Se quiser aprender ténis com Serena Williams, escrita de best-sellers com James Patterson, interpretação com Dustin Hoffman ou Kevin Spacey, fotografia com Annie Leibovitz ou cinema com Werner Herzog (também já me inscrevi nesse), é ao site MasterClass que deve ir.

    Para abrir o apetite deixo um dos mais saborosos diálogos – neste caso, um monólogo – de Aaron Sorokin: a cena de abertura do episódio-piloto da série The Newsroom.

    Aaron Sorokin fala num artigo recente sobre esse monólogo e algumas das suas outras cenas mais famosas. É um cheirinho do que, provavelmente, iremos encontrar na sua Master Class.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.